8º Pedalando, Patinando e Caminhando reúne bom público - Unijuí

8º Pedalando, Patinando e Caminhando reúne bom público

Um grande público esteve presente na 8ª edição do Pedalando, Patinando e Caminhando e 5° Vencendo o Diabetes, que aconteceu no sábado, dia 19.

A abertura do evento aconteceu às 14h30min, em frente à Escola Ruizinho, com a Cia. Cadagy/Unijuí, que apresentou números de dança do ventre, danças gaúchas, ginástica, capoeira e kung fu. Após deu-se o inicio ao passeio pelas principais ruas da cidade.

O Pedalando, Patinando e Caminhando, promovido pelo Curso de Educação Física da Unijuí, através de seu Núcleo de Eventos, Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho), Associação dos Diabéticos de Ijuí e Região (ADIR) e Ponto do Diabético, contou com o apoio da Unimed, que manteve uma ambulância e uma equipe de enfermagem disponível durante as atividades. A casa das Bicicletas Muniz e a Ervateira Seiva Pura, que disponibilizou água quente e erva para a mateada. Também, uma equipe do Ponto do Diabético e ADIR esteve realizando testes de glicemia. Após o passeio foi realizado o sorteio de prêmios para os presentes no evento. Entre eles, uma “TV 21” doada pelo Ponto do Diabético, uma bicicleta doada pela Casa das Bicicletas Muniz e kits da Unimed. As escolas com maior representatividade durante a realização das atividades foram contempladas com um aparelho de som portátil, doação do Ponto do Diabético e ADIR.

O evento, que visa estimular a prática de atividades físicas voltadas à promoção da saúde, reuniu pessoas de todas as faixas etárias e marcou o dia da solidariedade, com arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos que serão entregues a entidades assistenciais do município.

O coordenador do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, Sidinei Pithan da Silva, afirma que é interessante destacar a participação da comunidade no evento realçando a preocupação com a possibilidade de outras formas de se viver corporalmente. “Neste contexto, o trânsito que regularmente é intenso nestas vias da cidade recebe um público diferenciado que, por um momento, realiza um “barulho” que não são os dos carros, mas os da sensibilização (pela via do movimento humano) em torno da necessidade de uma cultura de saúde e de vida necessária para enfrentar o diabetes e outras patologias. Nada poderia ser melhor no sentido de mobilizar toda população para a promoção da saúde e a promoção da vida em torno da valorização de atividades cotidianas aparentemente simples e significativas, tais como dançar, caminhar, pedalar, patinar, enfim, expressar-se e exercitar-se corporalmente para além das formas cotidianas”. Para Sidinei, fica o Agradecimento e o Convite para a 9ª Edição do Pedalando, Patinando e Caminhando e 6ª Edição do Vencendo o Diabetes no ano de 2013!!!

Texto e fotos: Núcleo de eventos / Curso de Educação Física