Projeto Rádio na Escola prepara mais quatro rádios para 2012 - Unijuí

Projeto Rádio na Escola prepara mais quatro rádios para 2012

Qualificar alunos e professores para implantar emissoras internas de rádios, dentro do projeto Rádio na Escola, foi o principal objetivo das oficinas realizadas na tarde de quarta-feira, 23.

Foram realizadas as oficinas de estilos musicais e edição de áudio, contemplando um total de oito oficinas, com 40 alunos e professores de três escolas da rede pública que vão implantar emissoras internas neste ano. Estas duas oficinas encerram a segunda etapa do projeto e contaram com o apoio da Rádio UNIJUÍ FM.

Participaram das atividades no laboratório de áudio do Curso de Comunicação, a Escola Estadual Carlos Zimpel e a Escola Municipal Soares de Barros, de Ijuí; e o Colégio Estadual Catuípe, de Catuípe. Durante duas horas e meia o publicitário e radialista da Unijuí FM, Gilmar Laurindo, desenvolveu com o grupo técnicas para gravar e editar material sonoro em programas de áudio e mostrou como se monta uma programação no Zara Radio. Discutiram também, como usar trilhas e efeitos sonoros, identificando ainda estilos musicais como MPB, clássico, nativista e pop rock.

Além destas três escolas, o Projeto está sendo realizado este ano, pela primeira vez, em Panambi na Escola Hermann Faulhaber, onde as oficinas estão acontecendo nas terças à tarde, a cargo da bolsista de Extensão Daniele Santos.

Experiência do Rádio Escola é compartilhada em Conferência

Nos dias 24 e 25 de maio, o curso de Comunicação Social da Unijuí estará representado no I Educomsul da UFSM, em Santa Maria. A experiência do Rádio na Escola será exposta por meio de conferência da Profa Vera Raddatz que recebeu convite da organização do evento para participar da mesa temática “Rádio na Escola nas trilhas da educomunicação”, na sexta feira pela manhã. Na quinta à tarde, 24/05, a bolsista de extensão Daniele Santos apresenta o trabalho cientifico “Rádio na escola: a educação além da sala de aula” no GT de artigos científicos. No mesmo GT a bolsista de pesquisa Bruna Danelli e a bolsista voluntária Patrícia Kuhn, em parceria com a professora Vera Raddatz apresentam o trabalho: “O uso das tecnologias na interface com a educação”, resultado da pesquisa do Projeto Mídia Tecnologias e Educação, modos de aprender e ensinar. Mais detalhes da programação do Educomsul em www.ufsm.br/educom.

Na semana passada estes dois projetos e também o Projeto Fronteiras: a identidade fronteiriça nas ondas do rádio, que tem como bolsista João Pedro Van Der Sand, foram mostrados no Encontro Gaúcho da História da Mídia – Alcar Sul - em São Borja na Unipampa. Na semana que vem os mesmos projetos serão apresentados no Intercomsul em Chapecó, Santa Catarina fechando o semestre de eventos do curso neste ano.