Empresa atendida pelo PEIEX/AIPD/UNIJUÍ amplia área de exportação - Unijuí

Empresa atendida pelo PEIEX/AIPD/UNIJUÍ amplia área de exportação

Através do Programa Exporta CIN, a Implemis, de Santa Rosa, conquistou o mercado colombiano

A indústria de máquinas e implementos agrícolas Implemis, de Santa Rosa, ampliou neste primeiro semestre de 2012 sua área de atuação de exportação. Com atuação em todos os estados do Brasil, e tradicionais países importadores, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, passa a atender agora a Colômbia.

A chegada ao mercado colombiano ocorreu através do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). Em 2009 a UNIJUÍ firmou convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para implantar o PEIEX na região. Em 2011, o convênio foi renovado com a Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento (AIPD) - uma organização estruturada a partir de professores e funcionários vinculados à Universidade.

O projeto realizou uma mediação entre a empresa e o Programa Exporta CIN, que tem como objetivo internacionalizar empresas brasileiras. Na Colômbia, a empresa já realizou negócio de 50 mil dólares, e tem outro pedido que atinge os 300 mil dólares.

Manuel Werner, diretor executivo da Implemis, destaca que a região é capaz de produzir tecnologia para exportar para países de todo o Mundo: “são recursos e empregos que ficam na região”. Hoje a indústria emprega 65 trabalhadores diretos, e com o aumenta na demanda, deve criar novas vagas.

A empresa planeja negociações com empresas do Peru e Cuba, e, para um futuro próximo, conquistar toda a América do Sul. Para o próximo semestre, uma missão, através do PEIEX, está programada para o Leste Europeu, na busca de novos mercados. A Implemis atua há 33 anos no setor, em Santa Rosa.

Sobre o Exporta CIN

O Programa Exporta CIN tem como objetivo a internacionalização de empresas brasileiras. É destinado às empresas exportadoras que buscam abrir canais de comercialização em mercados ainda não acessados e às exportadoras iniciantes que buscam orientação especializada para introdução de seus produtos nos mercados-alvo. O que diferencia o Programa Exporta CIN de outros programas são a customização e a prospecção in loco, em que as empresas recebem atendimento individualizado, de acordo com o seu perfil e necessidade, sendo a análise feita por profissionais especializados e agentes comerciais que possuem experiência reconhecida no mercado internacional.