Projeto Cidadania para Todos é desenvolvido nas escolas - Unijuí

Projeto Cidadania para Todos é desenvolvido nas escolas

Projeto de extensão 'Cidadania para Todos', do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, realiza neste ano mais de 40 oficinas, ministradas nos três campi da Unijuí, envolvendo temas relacionados à educação, ao direito, a informação e cidadania.

Em andamento desde 2006, o Cidadania para Todos é um projeto de extensão do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, que desenvolve atividades junto a comunidade de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.

O projeto tem como tema central a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais previstos na legislação, cuja efetivação é necessária para a emancipação dos indivíduos e da comunidade. Seu objetivo é garantir junto ao público alvo, a socialização de informações e a discussão de temáticas relativas à família; à escola; à violência e conflitividade; à seguridade social e ao mundo do trabalho; e a sociedade de consumo.  A abordagem das temáticas é feita a partir de um enfoque multidisciplinar, tendo como eixo central a inclusão social para o exercício da cidadania.

Para este ano serão realizadas cerca de 40 oficinas ministradas em escolas de Ensino Médio de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa. Destas, aproximadamente 9 (nove) já foram realizadas. As oficinas envolvem temas como Inserção de Jovens e Adultos no Mercado de Trabalho, Crimes Virtuais, Cine Cidadania, Direitos da Criança e do Adolescente, Protagonismo Juvenil, Direito do Consumidor, Violência Doméstica e Violência Escolar e Práticas Restaurativas.

Para realizar esse trabalho o projeto conta com a participação de professores dos cursos de Direito, de Serviço Social e de Sociologia. Neste ano são nove professores, sendo a coordenadora do projeto a docente do curso de Direito, Ester Eliana Hauser. Além da participação docente, o projeto conta ainda com a colaboração 15 alunos, entre bolsistas e voluntários.

Para a divulgação dos trabalhos produzidos, no ano passado foi inaugurado o site que reúne artigos, notícias, cobertura de eventos e das oficinas, fotos e vídeos. Ao abrigar fatos dos trabalhos desenvolvidos pelos integrantes do projeto, o site propicia o acesso a informações jurídicas a partir de uma linguagem simples e acessível e também socializa informações sobre a agenda de atividades do Cidadania para Todos. O projeto conta ainda com uma página no facebook.

Além de levar a cidadania através da educação, de informações produzidas para a mídia eletrônica, semanalmente é veiculado o programete Papo Cidadão na rádio educativa Unijuí FM e em duas rádios comunitárias da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Temas como Literatura e Cidadania, Lei do Acesso a Informação, Jornalismo cidadão e outros envolvendo discussões sobre cidadania já foram tratados nesse ano. O objetivo é levar até o maior número de ouvintes conceitos da área jurídica de uma forma mais dinâmica e simples, adequado ao público do meio rádio. Esses programetes também são disponibilizados no site do projeto.

Texto: Bolsista -  Araciele Ketzer

Foto: Bolsista - Camila Madruga