UNIJUÍ dá início a projeto com terceira idade - Unijuí

UNIJUÍ dá início a projeto com terceira idade

Atividades com 50 idosos da região começaram na tarde de quarta-feira, e seguem até o final deste mês

A UNIJUÍ iniciou na tarde desta quarta-feira o projeto “UNIJUÍ e Terceira Idade numa parceria para melhor qualidade de vida”. Elaborado pelos professores Hedi Luft, coordenadora do curso de Pedagogia, e Luiz Serafim de Mello Loi, coordenador do curso de Educação Física, com o apoio da Pró-Reitoria do Campus Santa Rosa, o projeto tem o objetivo de aprofundar conhecimentos gerais, proporcionar troca de informações e ideias entre os participantes, visando o envelhecimento com dignidade e melhor qualidade de vida.

Professores de várias áreas da UNIJUÍ Campus Santa Rosa trabalham no desenvolvimento do projeto que atende nesta primeira edição um grupo de 50 pessoas com idade acima de 50 anos, de diversos níveis de escolaridade. O projeto é desenvolvido através de atividades teóricas e práticas, durante o período de um mês, com encontros semanais, nas quartas-feiras, no turno da tarde, no Campus Santa Rosa.

Os encontros de formação contemplam palestras e painéis sobre saúde, importância da atividade física, espiritualidade, aposentadoria, estatuto do idoso e oficinas de música, teatro, ginástica e informática. O projeto partiu dos próprios grupos de Terceira Idade que desafiaram a Universidade a propor atividades aos grupos organizados, e que a partir das sugestões elaborou-se este projeto.

Durante a abertura oficial do projeto, Itálico Cielo, coordenador regional dos grupos de idosos, manifestou a alegria de viabilizar a atividade. Os professores Hedi Luft e Luiz Loi explicaram aos idosos o funcionamento das atividades do mês e destacaram que esta é a idade da vida plena: “abrimos as portas da Universidade para que os idosos retornem à sala de aula, mas para uma sala de aula diferente, onde eles, além de aprender, também estão ensinando muito, através de sua experiência de vida”. O projeto segue até o final do mês, com possibilidades de novas turmas.