Projeto Extensão Produtiva e Inovação apresenta resultados dos primeiros seis meses - Unijuí

Coordenador do projeto, professor Marcos Griebeler, apresentou os resultados do programa. Foto: Vanessa Bruinsma - Portal Ijui.com

Projeto é desenvolvido pela UNIJUÍ, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento e Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento

Os resultados obtidos pelo Projeto Extensão Produtiva e Inovação (PEPI) nos seis primeiros meses de atuação na Região Noroeste motivaram reunião desenvolvida na última terça-feira, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, onde acontece a Expo-Ijuí/Fenadi 2012. O projeto é desenvolvido por meio de parceria entre a UNIJUÍ, a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e a Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento (AIPD).

O projeto abrange empresas, produtores, trabalhadores, universidades, centros tecnológicos, instituições e governo estadual. Nestes seis primeiros meses de atuação, onze municípios já foram atingidos, que são Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara. Como principal objetivo, destaca-se o aumento da eficiência e da competitividade das empresas, o aumento da produção, do emprego e da renda, como meio para o desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Estado e suas regiões.

Compreendendo o período de março a setembro deste ano, o projeto atendeu segmentos da indústria metal-mecânico, alimentos, móveis, vestuário, software, energia, plásticos e afins. Das 155 empresas prospectadas, 114 aderiram ao programa, totalizando 80 diagnósticos concluídos e 1760 trabalhadores atingidos.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos Griebeler, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUÍ), as principais ações de melhorias implementadas neste primeiro semestre foram o planejamento estratégico; a estrutura organizacional; a estratégia em Gestão de Pessoas; marketing e vendas; a implantação de software para controle de fluxo de caixa e administração de custos; mensuração do processo de produção e controle de estoque; orientações voltadas à utilização do Cartão BNDES; desenvolvimento de produtos e encaminhamento para registro de marca; e a análise de processos produtivos.

O coordenador destaca que a meta estabelecida pela AGDI é de 140 empresas para um período de um ano, ou seja, até março de 2013. “Com base nos dados, até a data de 1º de outubro, já temos praticamente 82% da meta, ou seja, 114 empresas, o que demonstra uma ótima adesão por parte dos empresários das indústrias da Região Noroeste Colonial. Além disso, tivemos ontem a confirmação de continuação do projeto para o próximo ano, o que reforça a consolidação da parceria entre a UNIJUÍ, a AIPD e o Governo do Estado do RS/AGDI, com vista ao desenvolvimento regional por meio de programas de extensão como o PEPI”, finaliza o professor Marcos Griebeler.

O evento realizado na terça-feira compreendeu, ainda, a realização de oficinas no turno da tarde, voltadas aos empresários. O professor do DACEC/UNIJUÍ, Marcelo Blume, palestrou sobre Estratégias de Mercado. Na sequencia também foram abordados os temas Empresa Lógica e BRDE, esta última a cargo de Miguel Oliveira.