Abertas as inscrições para o exame Celpe-Bras 2013/1 - Unijuí

Abertas as inscrições para o exame Celpe-Bras 2013/1

Estão abertas as inscrições para o Celpe-Bras, um certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros, desenvolvido pelo Ministério da Educação e aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março, na página do INEP.

O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.

No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós- graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Algumas entidades de classe exigem o Celpe-Bras para inscrição profissional, a exemplo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que exige esse certificado dos médicos estrangeiros para inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

Podem candidatar-se ao exame todos os estrangeiros, maiores de 16 anos, com escolaridade equivalente ao ensino fundamental brasileiro, que queiram comprovar, para fins educacionais, profissionais ou outros, a sua proficiência em português nos níveis Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Podem também candidatar-se ao exame aqueles que, já tendo obtido certificação, queiram alcançar outro nível mais elevado.

A aplicação da parte escrita acontece no dia 23 de abril, às 8h30, e a parte oral de no mesmo dia, às 14h, com publicação dos resultados no dia 20 de junho, no campus Ijuí da UNIJUÍ.