Lançado o NEPI Fronteira Noroeste/Celeiro - Unijuí

Lançado o NEPI Fronteira Noroeste/Celeiro

Evento realizado na manhã de sexta-feira marcou oficialmente o começo das atividades de consultoria gratuita à empresas das duas regiões

A UNIJUÍ lançou na manhã de sexta-feira, em Santa Rosa, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) Fronteira Noroeste/Celeiro. O programa, que ocorre através de parceria da Universidade, por meio da Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento (IPD), e Governo do Estado, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Inovação (AGDI), fornece consultoria gratuita para micro, pequenas e médias empresas da região.

No evento foram apresentados os seis extensionistas que integram a equipe do NEPI (Guilherme Ströher Renz, Manuela Hermes, Maria Aparecida da Silva Buss, José Joarez Sausen, Roselene Zamboni Vilanova e Valmir Pudell), e também foram assinados seis termos de adesão de empresas ao Programa. Jonas Rafael Reiter, proprietário da empresa Agroworks, falou em nome dos empresários, e destacou o que espera da consultoria para sua empresa: “há mais de dois anos tive o acompanhamento da Criatec da UNIJUÍ, e agora passo para a consultoria do NEPI. É de extrema importância nossas empresas terem a visão de alguém de fora, que traz experiências e inovações para nossos processos”. Mais de 40 empresas já são atendidas.

Para o Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, que é coordenador do NEPI, este Programa soma-se a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec e ao Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), outros dois Programas já executados pela Universidade, para a aceleração do desenvolvimento da região. Os representantes da AGDI apresentaram o Programa, e destacaram que recursos garantem a permanência do projeto na região, pelo menos, nos próximos quatro anos.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini, representante da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, Sônia Conti, Diretor da AGDI, Sérgio Kapron, Diretor Adjunto de Produção e Inovação da AGDI, Natanael Mücke, Vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste e prefeita do município de Porto Vera Cruz, Vanice de Matos, representante da Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT da UNIJUÍ, Jair dos Santos e dos deputados federal Elvino Bohn Gass, e estadual Jeferson Fernandes.

Durante a manhã ocorreu também uma explanação sobre o PAC Noroeste, Programa desenvolvimento pelo Corede Fronteira Noroeste; a graduação de uma empresa da Criatec; e a entrega aos representantes da AGDI de uma carta proposta para habilitação da região na APL – Arranjo Produtivo Local, de móveis, do Governo do Estado. A entrega foi realizada por Adelco Führ, representante da Indumóveis Noroeste e do empresariado local.

Sobre o NEPI

O NEPI tem como principal objetivo aumentar a eficiência e competitividade das empresas, o amento da produção, emprego e renda, como meio para desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Estado e suas regiões. Também, aprimora nas empresas a cultura do investimento e a busca por inovação, tecnologias e conhecimentos junto a universidades, centros tecnológicos e de pesquisa, assessoria e capacitação, além de melhorar a capacidade dessas instituições em atender as reais necessidades das empresas.

A equipe do NEPI pode ser contatada pelo fone 3511-5200 (Santa Rosa) e 3522-2122 (Três Passos) ou pelo e-mail nepi@unijui.edu.br. São atendidas prioritariamente empresas do setor industrial, das cadeias produtivas de móveis, metal-mecânico, agroindústria e confecções.