Criatec seleciona empresas para pré-incubação - Unijuí

Criatec seleciona empresas para pré-incubação

A pré-incubação é o período de amadurecimento da ideia empreendedora. É nessa fase que a empresa transforma sua proposta em negócio

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ irá escolher dez empresas para serem pré-incubadas. As inscrições se estendem até o dia 10 de dezembro. De acordo com a analista de negócios, Maria Odete Palharini, o edital para seleção de ideias é de fluxo contínuo para que os empreendedores possam buscar a Incubadora quando tiverem uma proposta de negócios. “Não podemos limitar esse processo”, afirma a analista.

A fase de pré-Incubação tem duração de até seis meses. Nesse período, os empreendedores deverão apresentar seus planos de negócios e se habilitar à etapa de incubação. “O empreendedor apresenta a ideia de negócio, para, a partir desse ponto, planejar a criação da empresa, que poderá ser viável ou não. O principal resultado é o plano de negócios da futura empresa, além disso, nessa fase o empreendedor não tem custos e a participação é restrita a quem tem vinculo formal com a Universidade”, explica Maria Odete.

A pré-incubação objetiva estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócios, com ênfase na conscientização empreendedora, no desenvolvimento do produto ou serviço e do Plano de Negócios, além de trabalhar a capacitação dos empreendedores para a gestão de negócios.

Até dezembro de 2012, a Criatec (Campus Ijuí) recebeu 21 ideias de negócios nessa modalidade. Destas, 12 se constituíram em empresas que foram incubadas e cinco estão graduadas, isto é, passaram com sucesso pelo programa de incubação e estão no mercado.  Outras sete empresas estão incubadas em diferentes estágios de desenvolvimento. Duas empreenderam sem o apoio da incubadora, por opção do empreendedor, e os demais concluíram, ao final do plano de negócios, que a ideia não era viável.

As inscrições para o processo de seleção das propostas de empresas, a serem pré-incubadas, devem ser feitas via formulário, obtido na secretaria da Incubadora ou através do site da UNIJUÍ. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Poderão se inscrever como empreendedores: alunos Unijuí dos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Strictu Sensu; docentes e técnicos administrativos e egressos formados há no máximo dois anos. As propostas deverão ser apresentadas por pessoas físicas, nas áreas de conhecimento relacionadas com as atividades de ensino e pesquisa da UNIJUÍ. Em Panambi o edital deve ser publicado nos próximos dias, e em Santa Rosa está aberto o processo de seleção, na mesma modalidade de Fluxo Contínuo.

O edital está disponível no Portal da Universidade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (55) 3332-5468 ou pelo e-mail criatec@unijui.edu.br, ou ainda dirigir-se pessoalmente à secretaria da Criatec, localizada na Rua do Bosque S/N, ao lado do Campus da UNIJUÍ.