Pesquisa revela preferência de presentes para o Dia das Mães - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa revela preferência de presentes para o Dia das Mães

Acadêmicos bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa entrevistaram moradores de Santa Rosa e Cândido Godói

O Dia das Mães está na lista do comércio varejista como uma das principais datas de movimento no setor. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindilojas de Porto Alegre, lojistas projetam crescimento nas vendas de 9,87% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou incremento de R$ 62 milhões. Com o objetivo de investigar a preferência dos consumidores para esta data, a UNIJUÍ divulgou nesta segunda-feira um estudo realizado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A pesquisa realizada no centro das cidades de Santa Rosa e Cândido Godói revelou a preferência de presentes que as pessoas devem comprar para presentear suas mães, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras, além da forma de pagamento.

Santa Rosa

O otimismo é apoiado na intenção de compras dos santa-rosenses onde a pesquisa, realizada com 254 pessoas, apontou que 79,9% vão presentear suas mães e 11% suas esposas. Quando questionados sobre o tipo de presente a pesquisa mostrou que a maioria deverá apostar nos presentes mais tradicionais, como vestuário (20,1%); perfumes e cosméticos (18,7%); calçados (13,7%); jóias e bijuterias (8,1%); flores (7,7%); eletrodomésticos (6%); e bolsas e acessórios (6%).

Quanto aos valores, o estudo revelou que 39,8% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$100, enquanto que 24,4% revelou gastar até R$ 50. Já 20,1% pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 150. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, acima de R$ 300. O estudo também apontou que 48,4% irão pagar o presente a dinheiro e 33,5% usarão o cartão de crédito.  Em relação a renda, o estudo mostra que a  maioria  recebem entre R$1 mil a R$ 2 mil.

Cândido Gódoi

O resultado apontou que 80,8% vão presentear suas mães e 11,1% suas esposas. Quando questionados sobre o tipo de presente a pesquisa mostrou que a maioria deverá apostar nos presentes mais tradicionais, como perfumes e cosméticos (17,8%); flores (17,4%); vestuário (12.7%); calçados (8,9%); e eletrodomésticos (8,5%).

Quanto aos valores, o estudo revelou que 46,5% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 50, enquanto que 39,4% vão gastar entre R$ 51 e R$ 100. Também o estudo mostra que 11% pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 150. O estudo também apontou que 84,8% irão pagar o presente a dinheiro, 6,1% usarão o cheque pré-datado. Em relação a renda, o estudo mostra que a  maioria, 47,5%, possuem uma renda entre R$ 1 mil a R$ 2 mil.

Para o professor Ariosto Sparemberger, coordenador da pesquisa e do PROGEV, estudos como este, realizados também no interior do Estado, contribuem para o setor varejista local: “a partir dos resultados do estudo, os empresários do setor devem preparar suas vitrines, manter estoque e prestar um atendimento qualificado”. O docente destaca ainda a importância para o comércio realizar promoções a fim de atrair o consumidor.

Ainda, segundo o professor, é possível prever, a partir da pesquisa, que a data deverá movimentar, somente no comércio de Santa Rosa, um valor aproximado de R$ 1 milhão. Ele explica a estimativa a partir de dados do IBGE, que indicam percentuais de mulheres residentes no município.

A entrevista espontânea - sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta - foi realizada de 8 a 25 de abril de 2013. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Andressa Streicher; Anaceli Hoffmann; Karin Riedner, Bruna Gabriela Warmbier e Cleber Graef.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.