Grupo capacita para uso de tecnologias na Educação Física - Unijuí

Grupo capacita para uso de tecnologias na Educação Física

Socializar e produzir conhecimento sobre o ensino da Educação Física escolar na educação básica e desenvolver competências para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) são os principais objetivos da capacitação que iniciou no dia 30 de abril, com professores da área de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

O evento é organizado pelas acadêmicas Andressa Marques da Silva, Caterine de Moura Brachtvogel e Maríndia Mattos Morisso, orientado pelo professor Fernando Jaime González.

O trabalho faz parte do Grupo de Estudos da Prática Pedagógica em Educação Física Escolar - Pátio da Escola. O Grupo consiste em um coletivo de professores de Educação Física que se reúne periodicamente.

O primeiro encontro contou com um número significativo de professores. O tema desenvolvido destacou ‘As Mídias Sociais como Ferramentas de Comunicação e Compartilhamento de Informação nas Aulas de Educação Física’. A formação explorou as potencialidades do Facebook e focou na criação, configuração e administração de grupos. A capacitação além de ensinar os professores a utilizarem as ferramentas também mostrou exemplos de professores que já colocam em prática o uso de grupos no Facebook em suas aulas, comprovando a mobilização dos alunos para com a ferramenta e o quanto o trabalho pode ser produtivo.

A professora Liane que participou do primeiro encontro deixou um depoimento no Grupo do Facebook Pátio da Escola, quando destacou a importância da capacitação “Precisamos mesmo encontrar meios de andarmos o mais próximo possível dos nossos alunos, já que em termos de tecnologias e redes sociais eles estão muito mais a frente de nós, temos que admitir e juntar isso com o que queremos que eles aprendam. Acho que há grandes chances deles se tornarem agentes de aprendizagem, interagindo, pesquisando, informando e aprendendo e não somente sujeitos aprendizes”.

Os encontros acontecem quinzenalmente, o próximo está marcado para o dia 14 de maio e pretende trabalhar com nuvens para o armazenamento e compartilhamento de informações, além das ferramentas de edição de vídeo e imagem para exposição de conteúdos e avaliação. Para o dia 28 de maio, o foco será o uso das TIC nas aulas de Educação Física, com a intenção de mostrar possibilidades de uso nas aulas. No dia 11 de junho pretende-se tratar do planejamento de Unidades Didáticas para a Educação Física com o uso das TIC. Depois destes encontros a capacitação se voltará para experimentação de estratégias do uso das TIC nas aulas de Educação Física que vai de 12 de junho a 12 de agosto, durante este período serão realizados dois ciclos de relatos de experiências, nos dias 16 de julho e 13 de agosto.