PEIEX participa do Roadshow Chapecó - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

PEIEX participa do Roadshow Chapecó

Evento de negócios é voltado para empresas do setor moveleiro, que visam a exportação

A equipe do Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX AIPD/UNIJUÍ participou nesta terça-feira do Roadshow Chapecó/SC – Plano Brasil Maior. O evento tem como objetivo divulgar aos empresários da cadeia de mobiliário da região os projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis.

O evento é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com parceria da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE). As atividades buscam ainda identificar as demandas e as dificuldades desses empresários para subsídio às políticas voltadas para o crescimento do setor.

Da equipe do PEIEX AIPD/UNIJUÍ, participaram do evento a gerente operacional, Glaci Benvenuti, e os técnicos extensionistas Anderson Bonfada, Denise Rochinheski, Gibran Garcia e Michele Burkhard, juntamente com Juarez Sausen, representante do Projeto Extensão Produtiva e Inovação e um grupo de empresários da região. O Conselho de Competitividade faz parte do Plano Brasil Maior e é formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado, e coordenado pelo diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini. Tem o objetivo de estruturar programas conjuntos para ampliar a competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo.

O grupo atua propondo ações que vão desde a qualificação e capacitação empresarial até a promoção comercial e de imagem dos produtos brasileiros no exterior. O Conselho é responsável, também, pela proposição de medidas que visem atender às necessidades estruturantes das empresas no mercado doméstico, bem como de inciativas que busquem prepará-las para o mercado internacional.

Na parte da manhã, a programação do roadshow contemplou apresentações das instituições participantes do Conselho - Apex-Brasil, MDIC, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). No período da tarde, ocorreram atendimentos individuais, oportunidade em que as empresas puderam esclarecer eventuais dúvidas acerca dos produtos e serviços oferecidos.

Na ocasião, foram também apresentados os dois projetos de promoção comercial voltados para o setor moveleiro e desenvolvidos em parceria entre a Apex-Brasil e entidades empresariais: o Orchestra Brasil, focado na exportação de componentes e serviços de design para a indústria de móveis, e realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), e o Brazilian Furniture, que promove exportações de mobiliário e é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.