Balcão do Consumidor é oficialmente inaugurado - Unijuí

Balcão do Consumidor é oficialmente inaugurado

O Balcão do Consumidor de Ijuí foi oficialmente inaugurado na manhã desta quarta-feira, 26, junto a sede do Procon. O balcão é uma parceria entre a UNIJUÍ, o Executivo e o Judiciário.

O Diretor do Procon de Ijuí, Vilson Cabral destacou que esse era um sonho buscado há muito tempo e que agora felizmente está sendo realizado. “Em quatro anos avançamos muito com o Procon, temos nossa sede própria, temos um juiz que homologa os nossos acordos e isso tem facilitado o nosso trabalho”.

A Coordenadora do Balcão do Consumidor, Fabiana Padoim, destacou o projeto é especial para o curso de Direito da UNIJUÍ, funcionando como mais um local de extensão para os alunos, concretizando como uma primeira ação concreta que reflete diretamente na comunidade.  “O Balcão do Consumidor conta com cinco estagiários do curso de Direito, que são orientados por três professores. A iniciativa abre espaço para nossos acadêmicos prestarem um atendimento qualificado à comunidade”, destaca.

A professora destacou que desde o início das atividades do Balcão, em 1º de março, foram realizados 862 atendimentos o que significa uma média diária de 15 atendimentos. Destes atendimentos, 70% foram resolvidos preliminarmente no Balcão. Ela comentou também que as principais reclamações são da telefonia, lojistas e bancos e financeiras.

O Reitor da Unijuí, Martinho Kelm falou da importância da integração da Universidade com a comunidade e que o Balcão vem somar ao objetivo maior da UNIJUÍ que é o desenvolvimento regional por meio da educação. “A UNIJUÍ sempre suplanta a oferta de cursos de qualidade, só para citar temos projetos como a Unir, o Centro de Produção Animal, a Incubadora Tecnológica, entre tantos outros, que são iniciativas dos atores locais para fazer a diferença na região. Trazer novos cursos é a parte mais fácil,  mas se constituir em uma universidade comunitária que busca e provoca o desenvolvimento da região este é o verdadeiro capital social da UNIJUÍ”, destaca Kelm.

O Diretor do Procon RS, Cristiano Aquino, destacou que no Estado existem 80 Procons municipais e que o Procon de Ijuí tem se destacado no serviço prestado a comunidade. A Unidade Móvel do  Procon RS esteve em Ijuí. A unidade é um ônibus equipado para fazer os atendimentos a comunidade. “Estamos trabalhando bastante em defesa do consumidor e com o foco na educação para o consumo”.

O Promotor Felipe Teixeira Neto comentou que a UNIJUÍ tem dado uma contribuição efetiva para a comunidade com o Escritório Modelo e agora com o Balcão do Consumidor.