Criatec Ijuí atende mais quatro novas empresas - Unijuí

Criatec Ijuí atende mais quatro novas empresas

A agência Locomotiva de Ideias, Consultoria em Licenciamento Ambiental, Dosul & Minatech Ltda e a empresa Bindai integram agora a incubação desde o último edital de seleção

Com foco no empreendedorismo, a incubação é um espaço de incentivo a negócios inovadores. O empresário recebe assistência da universidade e recebe subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços passíveis de comercialização. A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, a Criatec, atende atualmente a 11 empresas da região, distribuídas nas cidades de Santa Rosa, Panambi e Ijuí. No processo seletivo realizado em agosto ingressaram na incubação 04 novas empresas : a Agência de Design - Locomotiva de Ideias, Consultoria em Licenciamento Ambiental, Dosul & Minatech Ltda e Bindai indústria de equipamentos para atividades físicas.

De acordo com a Analista de Negócios da Criatec em Ijuí, Maria Odete Palharini, as novas empresas foram selecionadas no último edital lançado pela Incubadora no primeiro semestre do ano. Ela explica que todas as empresas selecionadas para a incubação possuem potencial de inovação e conhecimento técnico. “São empresas com perfil empreendedor, alinhados aos objetivos da Incubadora, com possibilidades de interação na área de conhecimento da universidade e com produtos que atendem a necessidades do mercado”, explica Palharini.

Sikberto Renaldo Marks, sócio-empresário da Bindai-Indústria de equipamentos para atividades físicas, conta que buscou a inserção no processo de incubação, pois acredita que pode potencializar seu negócio com o apoio da Criatec, ampliando as possibilidades de financiamentos especiais do governo. “Temos momentos de troca de ideias com colegas empresários e interação com pessoas da liderança empresarial e política do município”, explica Sikberto sobre a experiência da incubação.

A fase de incubação tem duração de 24 meses. Neste período, os empreendedores recebem apoio técnico, financeiro, mercadológico e administrativo para que possam atingir a maturidade empresarial. A Criatec, em seis anos de atuação, já graduou sete empresas totalizando 18 empresas apoiadas. O ingresso na incubadora acontece por meio de um processo seletivo cujas condições são estabelecidas por editais. Segundo Maria Odete, existe previsão de abertura de edital de seleção para as incubadoras de Santa Rosa e Panambi em novembro deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-5468, email criatec@unijui.edu.br ou através do site www.projetos.unijui.edu.br/incubadora.