Seminário de Inovação e Tecnologia acontece nesta quinta na UNIJUÍ - Unijuí

Seminário de Inovação e Tecnologia acontece nesta quinta na UNIJUÍ

Está em desenvolvimento nesta quinta, 12, no Câmpus da UNIJUÍ, a terceira edição do Seminário de Inovação e Tecnologia, que integra a programação do Salão do Conhecimento, evento científico que acontece ao longo da semana nos Câmpus da Universidade.

Pela manhã, aconteceu a abertura do Encontro Rumo a Exportação, promovido pelo Programa Brasil Trade, Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) e Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT). O objetivo do encontro é de contribuir para a disseminação da cultura da inovação como uma poderosa ferramenta e um diferencial para a competitividade, particularmente na interação entre a Universidade, empresa e Governo.

Pela manhã, o debate girou em torno do papel da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Peiex) no fortalecimento da imagem do país, na promoção das exportações, na capacitação e na internacionalização das empresas brasileiras, considerando as diferentes dimensões da inovação. O painel de abertura contou com a participação do Gestor de Projetos da APEX Brasil, Leonardo Deppe, que falou dos estudos de mercado e exportações realizadas pela Agência.

Na sequência, aconteceu a apresentação institucional do PEIEX, com os resultados e novas ações no Noroeste Gaúcho, tema abordado pelo professor Ivo Ney Kuhn, coordenador do PEIEX AIPD/UNIJUÍ. Também pela manhã aconteceu a apresentação de um case do PEIEX, a cargo do Diretor da empresa Hidroenergia de Ijuí, Marcos Kieling. O professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen, Gerd Wassenberg, falou sobre o tema Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade.

O Seminário de Inovação e Tecnologia terá sequencia a tarde, com uma Rodada Trading (Oficina de Negócios Brasil Trade). Já à noite, acontece a palestra: “Avaliação e Aplicação de Tecnologias em Saúde”, a cargo de Agnes Nogueira Gossenheimer, Doutoranda em Ciências Farmacêuticas na UFRGS. Também serão apresentados cases a cargo de Eduardo Marckmann, da Toth Tecnologia da TECNOPUC e Antônio Carlos Benincá Jr., Victum, do Projeto de Produto, da TECNOPUC.