Rodadas de negócios foram destaque no Encontro “Rumo à Exportação” - Unijuí

Rodadas de negócios foram destaque no Encontro “Rumo à Exportação”

Empresas da região Noroeste atendidas pelo PEIEX estiveram em contato com comerciais exportadoras (tradings) durante evento realizado na UNIJUÍ

Estratégias de internacionalização, ações de promoção e fomento às exportações foram temas que nortearam a série de palestras do “Encontro rumo à Exportação”, que aconteceu na quinta-feira, 12, no Salão Azul da UNIJUÍ / Câmpus Ijuí. O evento foi realizado pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX AIPD/UNIJUÍ) e Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), em parceria com o Programa Brasil Trade, da Apex Brasil. O evento contou com o apoio do Centro Internacional de Negócios (CINRS-FIERGS), do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), reunindo empresários, estudantes e entidades da região.

Participaram da abertura do evento o Prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, o Reitor da UNIJUI, Martinho Kelm e o Gestor de Projetos da Apex-Brasil, Leonardo Deppe.

Na parte da manhã, a série de palestras iniciou com a apresentação das ações do Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX AIPD-UNIJUI na região Noroeste, ministrada pelo coordenador do Projeto, professor Ivo Ney Kuhn. Em seguida, Leonardo Deppe apresentou as principais ações realizadas pela Apex Brasil e destacou que as empresas precisam criar uma cultura para exportação.

O tema “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade” foi apresentado por Gerd Wassemberg, professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen e Diretor do Pavilhão “Pesquisa e Tecnologia” da feira de Hannover – Alemanha.

Durante o evento foi apresentado o “Programa Brasil Trade”, por Maurício Manfré – Coordenador da Unidade de Projetos Especiais da Apex-Brasil. O Programa tem por objetivos promover as exportações dos produtos brasileiros por meio do fomento às ações de Empresas Comerciais Exportadoras (ECE) e, ao mesmo tempo, solidificar a cultura exportadora das micro e pequenas empresas brasileiras. O Projeto também tem por finalidade a identificação de barreiras à exportação dessas empresas e a busca de soluções. As ECE são empresas especializadas em operações de exportação de determinados produtos para determinados mercados fazendo delas excelentes canais de desenvolvimento de novos negócios internacionais para as micro e pequenas empresas brasileiras, pois já contam com canais de distribuição abertos e pleno relacionamento com clientes no exterior.

Encerrando a programação da manhã, foram abordados temas direcionados ao fomento das exportações: “Financiamento às Exportações”, por Guilherme Pfisterer – Gerente da Área de Comércio Exterior do BNDES (RJ) e Mônica de Paula Teixeira – Gerente de Comércio Exterior do Banco do Brasil (GECEX Caxias do Sul/RS), assim como “Financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos – FINAME” - Mariléia Bazzan – Gerente de Relacionamento do Banco do Brasil - Agência Ijuí.

Na parte da tarde, ocorreu a Rodada Trading (Oficina de Negócios Brasil Trade), com 48 encontros de negócios entre cinco comerciais exportadoras (tradings) e 21 empresas da região Noroeste atendidas pelo PEIEX. A ação deve resultar em, aproximadamente, US$ 500 mil em negócios nos próximos doze meses, segundo estimativa das Tradings, que atuam em diversos segmentos da economia, como cosméticos, alimentos, máquinas e equipamentos, artesanato, higiene pessoal, calçados, vestuário, materiais de construção, dentre outros.

Nestes encontros, os empresários também receberam orientações técnicas para sua inserção no mercado externo e tiveram a oportunidade de concretizar parcerias com tradings que facilitarão o processo de exportação.

Simultaneamente às rodadas de negócios, ocorreu, no miniauditório 1, a Palestra “Bolsa de Recicláveis e Negócios”, ministrada por Joseane Oliveira, Coordenadora do Núcleo Tecnológico - Informação e Projetos/Centro Nacional de Tecnologias Limpas - CNTL SENAI/UNIDO/UNEP.