Pesquisa da UNIJUÍ revela preferência de presentes para o Dia das Crianças - Unijuí

Pesquisa da UNIJUÍ revela preferência de presentes para o Dia das Crianças

Dados foram coletados por acadêmicos bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ câmpus Santa Rosa

A UNIJUÍ divulgou nesta segunda-feira os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as intenções de moradores de Santa Rosa no que refere-se a presentes para o Dia das Crianças. A indicação foi concebida a partir da visão dos adultos. Um questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, no bairro Cruzeiro e no bairro Planalto, para uma amostra de 232 adultos.

O estudo mostra que 81,90% das pessoas entrevistas pretendem comprar presente. A preferência é para presentear com brinquedos (55,56%), vestuário (17,46%), calçados (6,35%), livros (2,65%), jogo educativo (2,65%) e bicicleta (2,50%). Produtos como computador, aparelho de som e vídeo game também foram mencionados.

Quanto ao número de crianças que o entrevistado pretende presentear a pesquisa indica que 34,03% dos entrevistados irá presentear uma criança; 27,23% duas crianças; 18,85% três crianças; e 10,99% quatro crianças. A maioria dos presentes será dada pelos pais (33,62%), padrinhos (22,84%), tios (13,79%), e avô e avó (12,93%). Os fatores para a escolha são com 43,39% o desejo da criança, o preço com 25,40% e em terceiro a promoção, com 13,23%.

Em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 20% vão gastar R$ 100, já 19,47% pretendem gastar R$ 50; 11,58% pretendem gastar R$ 200 e 6,84% vão gastar R$ 30. Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 53,85% pretendem efetuar a compra em dinheiro e 30,77% em cartão. O estudo também identificou a preferência dos entrevistados em relação ao local onde pretendem realizar a compra do presente. A maioria, 73,82%, no comércio formal do centro da cidade, 8,90% na internet, 7,85% no comércio do bairro, 3,66% na livraria e 3,14% nos camelôs.

Para o professor e coordenador da pesquisa, Ariosto Sparemberger, o Dia das Crianças é uma data que tem um forte apelo e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também, é uma oportunidade para os lojistas investirem em campanhas publicitárias e promoções para atrair o consumidor. “Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos”, explica o professor. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos.

A entrevista, realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação as opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 16 a 24 de setembro de 2013. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Eduardo Graef, Andressa Streicher, Karin Riedner e Gianine Santos. E também, bolsistas do Ensino Médio da Escola Santos Dumont - Polivalente, de Santa Rosa, Samara Oswald, Eliza Soares, Bruna Luconi, Gabriela Lunardi, Denise Borchate e Eluza Soares.