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Pesquisa revela intenção de compras para o Dia das Crianças em Ijuí

Dados foram coletados no mês de setembro por acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ

A UNIJUÍ divulgou nesta segunda-feira os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as intenções de moradores de Ijuí no que refere-se a compra de presentes para o Dia das Crianças. A indicação foi concebida a partir da visão dos adultos. Pesquisar similar foi divulgada na semana passada, com dados referentes ao município de Santa Rosa.

Um questionário foi aplicado no centro da cidade, para uma amostra de 167 adultos, e os resultados indicam que 62,87% das pessoas entrevistas pretendem comprar presente. A preferência é para presentear com brinquedos (53,33%); vestuário (7,62%); jogo educativo (5,71%); vídeo game (5,71%); calçados (4,76%); e livros (4,76%). Produtos como computador, celular e bicicleta também foram mencionados.

Quanto ao número de crianças que o entrevistado pretende presentear a pesquisa indica que 38,46% dos entrevistados irá presentear uma criança; 25,96% duas crianças; e 18,27% três crianças. A maioria dos presentes será dada pelos pais (40,95%), tios (17,14%) e padrinhos (14,29%). Os fatores para a escolha são com 40% o desejo da criança, o preço com 28% e em terceiro a promoção, com 15%.

A pesquisa questionou os entrevistados em relação ao valor a ser gasto: 16,35% vão gastar R$ 50; 14,42% pretendem gastar R$ 100; 14,42% pretendem gastar R$ 200; 6,73% vão gastar R$ 150; e 4,81% pretendem gastar R$ 500. Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 44,76% pretendem usar o cartão de crédito, 39,05% efetuar a compra em dinheiro e 8,57% no crediário. O estudo também identificou a preferência dos entrevistados em relação ao local onde pretendem realizar a compra do presente: a maioria, 68,57%, no comércio formal do centro da cidad;, 12,38% na internet; 7,62% em livrarias; e 5,71% nos camelôs.

Para os professores coordenadores da pesquisa, Ariosto Sparemberger e Lucinéia Woitchunas, o Dia das Crianças é uma data que tem um forte apelo e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também, é uma oportunidade para os lojistas investirem em campanhas publicitárias e promoções para atrair o consumidor.

O estudo mostra que há um percentual significativo de pessoas que deverão adquirir presentes para marcar a data, o que com certeza movimentará o comércio. “Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos”, explicam os professores. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos.

A entrevista, realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ocorreu de forma espontânea - sem interferência do entrevistador em relação as opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 16 a 29 de setembro de 2013. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ Clara Beck Pelozzo, Felipe Zanon Bock, Julian Wiezbicki Siqueira e Maria Letícia Kasctin.


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