UNIJUÍ é parceira em Rede e Seminário Internacional em Buenos Aires - Unijuí

UNIJUÍ é parceira em Rede e Seminário Internacional em Buenos Aires

A Universidade Tecnológica Nacional – UTN, juntamente com a Universidade Nacional de Quilmes, ambas da Argentina e a UNIJUÍ, são parceiras na organização de um Seminário Internacional sobre Condições para o Investimento Produtivo em Pequenas e Médias Empresas, que será realizado dia 22 de outubro, em Buenos Aires.

Os professores do DACEC Dieter R. Siedenberg (membro do Comitê Organizador), Lurdes Froemming e Ariosto Sparenberger (membros do Comitê Científico do evento), são docentes convidados que representarão a UNIJUÍ neste evento.

“A parceria com estas instituições argentinas vem se desenvolvendo a partir de diversos intercâmbios acadêmicos que a UNIJUÍ mantém com a UTN ao longo dos últimos anos. A UTN é uma Universidade estatal com 32 câmpus em toda a Argentina, que já diplomou mais de 30.000 engenheiros e atualmente concentra aproximadamente 60% dos universitários argentinos matriculados nesta área do conhecimento”, explica o professor Dieter.

Um projeto de pesquisa denominado Desarrollo de una red para el estudio de las motivaciones para invertir en proyectos productivos entre las PYME’s en América del Sur, envolvendo pesquisadores da UTN, da UNQ e da UNIJUÍ foi contemplado com recursos na 14ª Convocatória “Fortalecimiento de Redes Interuniversitarias VI”promovido pelaSecretaría de Políticas Universitarias de la Nación [Argentina], visando criar uma rede temática para estudar de forma permanente os fatores subjetivos e objetivos que favorecem os investimentos produtivos nas PMEs nos países da América Latina (inicialmente Argentina, Brasil e Colômbia).

“No contexto do intercâmbio com a UTN cabe ressaltar a presença do Engenheiro Industrial argentino Mauro Albornoz na condição de aluno regular do Mestrado em Desenvolvimento. Além disso, em novembro de 2013 a UNIJUÍ deverá receber um contingente de 55 estudantes de engenharia para atividades de intercâmbio, e em janeiro de 2014 está prevista a realização de mais uma viagem internacional de estudos com discentes de Engenharia e Administração da UNIJUÍ para realizar atividades de intercâmbio acadêmico na UTN - San Rafael (equivalente a uma disciplina optativa, reconhecida e validada no currículo)”, destaca o professor.