Residência Multiprofissional realiza atividade em escolas de Santa Rosa - Unijuí

Residência Multiprofissional realiza atividade em escolas de Santa Rosa

Ações ocorrem em conjunto com equipe de Estratégia em Saúde da Família, da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa

A Residência Multiprofissional da UNIJUÍ iniciou na semana passada as atividades relativas ao Programa Saúde na Escola (PSE) em Santa Rosa. No dia 30 de outubro ocorreu atividades na Escola Municipal São José, localizada no Rincão dos Rocha e, ontem, na Escola Estadual Joaquim José Felizardo.

As atividades são coordenadas pela equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF) Auxiliadora, juntamente com o apoio da Residência Multiprofissional em Saúde da Família UNIJUÍ/FUMSSAR. Foram realizadas atividades educativas e recreativas, avaliação antropométrica, acuidade visual, verificação da situação vacinal e saúde bucal de 153 alunos, crianças e adolescentes de 4 a 15 anos.

Estas atividades integram o PSE que está sendo implementado no município. Por meio dos dados coletados será possível realizar um diagnóstico de saúde dos alunos, que subsidiará o planejamento das próximas atividades a serem realizadas, como ações de promoção em saúde conforme a realidade identificada abrangendo tanto os alunos como seus pais e familiares.

O PSE é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, com o intuito de promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.