Projeto de Extensão promove oficina de fotografia na Feira do Livro - Unijuí

Projeto de Extensão promove oficina de fotografia na Feira do Livro

O Projeto de Extensão “Câmara Escura: Histórias e Práticas Fotográficas”, em parceria com a Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza, promoveu na última quarta-feira, 6, uma Oficina de Fotografia na XXIV Feira do Livro Infantil do SESC e XXI Feira do Livro de Ijuí, junto à Praça da República. A atividade foi realizada no espaço do SESC e contou com cerca de 30 participantes da Escola Municipal de 1º Grau Joaquim Porto Villanova.

Coordenador do Projeto de Extensão e ministrante da Oficina, o professor Paulo Ernesto Scortegagna conta que a linguagem fotográfica foi um dos temas abordados pela Oficina de Fotografia. Os participantes estudaram sobre o uso de diferentes tipos de ângulos e enquadramentos. “Utilizamos um método lúdico, com música, brincadeiras, apreciação de exemplos e práticas para que os participantes da oficina levassem para casa um novo conhecimento sobre a fotografia”, explica o professor.

Além disso, os participantes viram técnicas de composição fotográfica e estudaram os principais usos e funções da máquina fotográfica digital. Da teoria eles partiram para a prática. Divididos em pequenos grupos, os participantes foram desafiados a aplicar o que aprenderam, saindo pela Feira e elaborando diferentes fotografias.

O Câmara Escura atua desde o início do ano na Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza. Os cerca de 20 alunos que participam das atividades do Projeto participaram como monitores da Oficina, tendo a oportunidade de socializar os conhecimentos e práticas que aprenderam nas atividades do Projeto de Extensão. Além disso, a exposição “Natureza Espontânea”, de autoria dos alunos integrantes do Projeto, foi exposta para o público da Feira do Livro e serviu também como material de estudo para os oficineiros.

Apoiado pela Unijuí, pela Secretaria de Educação Municipal e pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, o Projeto de Extensão “Câmara Escura: Histórias e Práticas Fotográficas” está vinculado ao Departamento de Humanidades e Educação. Atua desde 2010 através de Oficinas de Fotografia e Projetos Interdisciplinares em escolas do município, promovendo a cultura fotográfica local e regional.