Projeto Rádio na Escola avalia o ano de 2013 - Unijuí

Projeto Rádio na Escola avalia o ano de 2013

O projeto Rádio na Escola realizou na última semana a avaliação das atividades do ano de 2013 da Rádio Jopovi (Escola Mun. Joaquim Porto Villanova) e da Rádio Geraldão (Escola Estadual São Geraldo).

Implantada em 2008, a proposta de extensão do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, com o apoio da 36ª CRE/NTE e da SMED, envolvendo alunos e professores das escolas da rede pública de Ijuí e região.

Na segunda-feira, (25, a Escola Municipal Joaquim Porto Villanova, encerrou as atividades da rádio deste ano. A diretora da escola Marilene Ceretta, garante que “houve uma melhora na autoestima dos alunos e eles perderam o medo de falar em público”. Segundo a aluna Natália Cortes, a experiência foi bastante válida: “Eu e os meus colegas pudemos mostrar o quanto somos capazes de fazer rádio.” A Rádio Jopovi – A sua voz está aqui, foi inaugurada no dia 3 de julho deste ano.

Os integrantes do projeto da Rádio Geraldão – A Rádio que toca o seu coração, reuniram-se na tarde de quarta-feira, 27. Segundo a diretora da escola Evanir Brizzi Hermany “o projeto Rádio na Escola proporcionou aos alunos um desenvolvimento de habilidades não só da fala, mas também na escrita.” A professora Eveline Eberle, da 36ª CRE, afirma que “o Projeto Rádio na Escola tem feito a diferença nas escolas do município desde 2008.” Para a aluna Iara Gonçalves “participar do projeto fez com que os alunos melhorassem o desempenho escolar em todos os sentidos”.

O Projeto “Rádio na Escola: um aprendizado para a vida” encerra o ano de 2013 confirmando, pelos depoimentos, a ideia de que o desenvolvimento das habilidades de linguagem, a ampliação da visão dos estudantes sobre a produção da informação nos meios de comunicação e o estímulo ao senso crítico contribuem para a melhoria da aprendizagem e a socialização do conhecimento. Segundo a coordenadora do Projeto pela UNIJUÍ Profª. Drª. Vera Raddatz, a avaliação das escolas é bastante positiva e indica a continuidade do projeto em 2014. “No ano que vem as rádios que integram o projeto Rádio na Escola da Unijuí estão aptas a participar de uma rede de rádios que está sendo formada junto com a UFSM, o que representa não só um desafio, mas um ganho em qualidade e conhecimento a partir da interação com outros públicos”, salienta Vera.