Empresários otimistas com o desempenho de suas empresas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Empresários otimistas com o desempenho de suas empresas

 

Estudo do Progev foi realizado no mês de novembro e apresentou aumento no índice de confiança dos empresários, de 3,5 pontos acima do índice registrado em maio, em relação à confiança na empresa.

O Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV), vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) da UNIJUÍ, realizou no mês de novembro uma pesquisa no centro e bairros com os empresários do setor varejista de Santa Rosa. O estudo, realizado no período de 04 a 22 de novembro, avaliou o grau de confiança que os empresários possuem em relação às suas atividades.

Para a formação do Índice de Confiança do Empresário Varejista (ICEV) considera-se o sentimento do empresário através de seis questões, que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras de sua própria empresa, do setor de atividade ao qual está inserida e da economia brasileira de uma forma geral.

Em relação aos resultados do último estudo, ocorreu pequena redução no índice geral de confiança (-1,4) em relação ao registrado em maio de 2013.  Em maio o índice foi de 70,9 e em novembro foi de 69,5 pontos, o que não chega a preocupar, pois o percentual é significativo e aponta otimismo. O destaque foi em relação ao índice de confiança na sua própria empresa, que saltou de 4,8 pontos (maio de 2013) para 68,3 em novembro. 

De acordo com o professor que coordena o Programa, Ariosto Sparemberger, este aumento dos empresários em relação a sua empresa pode estar associado ao período de datas comemorativas, em especial o Natal e também as Festas de Final de Ano.  Os resultados da última safra agrícola e as boas perspectivas também podem ter contribuído para a melhoria do resultado, afirma.

 

O estudo constatou que os segmentos mais otimistas são: combustíveis e lubrificantes (76,5); ótica, relojoaria e bijuterias (74,9); e farmácias e perfumaria. O segmento veículos e peças foi o que apresentou o menor índice (57,6) e uma redução de (13,5) em relação aos resultados de maio de 2013 (71,14). Mesmo que o estudo apontou alguns setores com índice menor, contata-se que o resultado é altamente positivo, pois todos estão num patamar bem acima de 50 pontos, já considerado positivo.

Foram pesquisados dez setores: informática, papelaria; supermercados e mercados; veículos e peças; bazar, presentes e decorações; móveis e eletroeletrônicos; tecidos, vestuário e calçados; combustíveis e lubrificantes; farmácias e perfumaria; ótica, relojoaria e bijuterias; matérias de construção e ferragens. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Karin Riedner, Andressa Streicher e Gianine Santos e os bolsistas de Ensino Médio da Escola Santos Dumont, Samara Oswald, Eliza Soares, Eluza Soares, Bruna Luconi e Gabriela Lunardi.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.