NEPI/UNIJUÍ apresenta resultados do primeiro ano de funcionamento - Unijuí

NEPI/UNIJUÍ apresenta resultados do primeiro ano de funcionamento

O Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI), executado na região através de parceria entre a UNIJUÍ e o Governo do Estado, realizou no mês de novembro dois fóruns participativos nas cidades de Santa Rosa e Três Passos.

O objetivo dos encontros foi apresentar os resultados alcançados neste primeiro ano de funcionamento do NEPI, através de convênio entre Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento (IPD) e Unijuí. Sendo que o foco principal dessa parceria é fornecer consultoria gratuita para micro, pequenas e médias empresas da região.

Através deste projeto foram atendidas mais de 120 empresas da região Fronteira Noroeste e Região Celeiro, no ramo de Alimentos (agroindústrias), metal mecânico, móveis, confecções, gráficas e TI. Este trabalho somou aos 16 outros Núcleos do Rio Grande do Sul, com abrangência em 21 Coredes com mais de 1200 empresas. A equipe da Unijuí Campus Santa Rosa é composta por seis extensionistas e o coordenador. No total, mais de 100 profissionais atuam no Estado.

O Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, que é coordenador do NEPI ressalta a importância do projeto. “Esse projeto combina as políticas de investimento da AGDI convergentes com as pautas estratégicas da região que destacam a inovação e o fomento da cadeia produtiva. A região se fortalece com o aumento da produção e capacidade competitiva das empresas, desta forma aumentando a geração de renda”.

Sobre o NEPI

O NEPI tem como principal objetivo aumentar a eficiência e competitividade das empresas, o aumento da produção, emprego e renda, como meio para desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Estado e suas regiões. Também, aprimora nas empresas a cultura do investimento e a busca por inovação, tecnologias e conhecimentos junto a universidades, centros tecnológicos e de pesquisa, assessoria e capacitação, além de melhorar a capacidade dessas instituições em atender as reais necessidades das empresas.

A equipe do NEPI pode ser contatada pelo fone 3511-5200 (Santa Rosa) e 3522-2122 (Três Passos) ou pelo e-mail nepi@unijui.edu.br.