Quarta-Feira Fotográfica aconteceu na Escola Thomé de Souza - Unijuí

Quarta-Feira Fotográfica aconteceu na Escola Thomé de Souza

No último dia 11 de dezembro a Escola Municipal Fundamental Thomé de Souza sediou a “Quarta-feira Fotográfica”.

O evento apresentou as atividades desenvolvidas durante o ano pelo Projeto de Extensão Universitária Câmara Escura: Histórias e Práticas Fotográficas. A programação desenvolveu-se na escola nos turnos da manhã, tarde e noite, envolvendo um público de cerca de 200 pessoas. Os trabalhos promovidos pelo Projeto em 2013 abarcaram o desenvolvimento semanal de Oficina de Fotografia para um grupo de 20 alunos e proposta interdisciplinar envolvendo professores de todas as áreas, a comunidade e a fotografia.

Pela manhã, as turmas do 5º ano à 8ª série apresentaram os trabalhos produzidos, os quais relacionaram a fotografia aos conteúdos estudados pela disciplina. Em Geografia foi realizado um diagnóstico com fotos do Arroio Espinho, e organizado uma maquete para representar as riquezas e problemáticas do local. Em Ensino Religioso, os alunos produziram poesias com base em imagens realizadas sobre as moradias do Bairro Thomé de Souza. Em matemática, os estudantes trabalharam as relações entre frações e a regra dos terços.

Já em Língua Portuguesa, os alunos criaram a primeira edição do jornal “Tomé de Souza”. Em Ciências, construiu-se uma câmara escura e fez-se o estudo dos princípios da mesma. As disciplinas de Artes, Educação Física e Informática desenvolveram um trabalho conjunto que visou à interação dos seguintes temas: “Espaços de lazer no Bairro” e “Espaço tridimensional e sua representatividade bidimensional-Fotográfica e elementos visuais”.

O Secretário Municipal de Educação, Eleandro Lizott, prestigiou o evento. Para ele, “o depoimento dos alunos e a alegria pelos trabalhos realizados foi gratificante e demonstrou que valeu apena. A Secretaria de Educação ficou feliz pelos resultados que o Projeto alcançou e pela beleza dos trabalhos desenvolvidos”.

Na parte da tarde, os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano participaram de um Concurso Fotográfico, onde tiveram que produzir fotografias criativas sobre todos os integrantes da comunidade escolar. À noite, foi realizada uma Oficina de Fotografia para os pais dos alunos que participaram da Oficina de Fotografia durante o ano, com posterior entrega de certificados, incluindo a prática de uma gincana.

O Projeto de Extensão Câmara Escura: Histórias e Práticas Fotográficas é coordenado pelo professor Paulo Ernesto Scortegagna e atua desde 2010 através de Oficinas de Fotografia em escolas do município de Ijuí, promovendo a cultura fotográfica local e regional. É apoiado pela Unijuí, pela Secretaria de Educação Municipal e pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP).