Artigo de conclusão da Residência Multiprofissional de Saúde da Família é destaque - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Artigo de conclusão da Residência Multiprofissional de Saúde da Família é destaque

 

Aluna da residência Multiprofissional de Saúde da Família teve seu artigo publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva.

O tema da monografia de conclusão da residência Multiprofissional de Saúde da Família desenvolvido pela UNIJUÍ e a Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) da nutricionista Sabrina Dalbosco Gadenz, foi publicado na edição de dezembro da revista Ciência e Saúde Coletiva. O artigo enfoca os hábitos alimentares na prevenção de doenças cardiovasculares em idosos hipertensos em Santa Rosa. A aluna foi orientada pelo Dr. Luís Antônio Benvegnú.

Esse estudo é um dos primeiros no país que descreve práticas alimentares de idosos hipertensos e identifica alguns fatores que podem estar associados a esses hábitos.

Durante o seu trabalho foram entrevistados 212 idosos sobre seus hábitos alimentares, foi avaliado se os mesmos estavam adequados para prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, eles responderam sobre condições socioeconômicas, demográficas, características de saúde e também sobre a utilização de serviços de saúde. As entrevistas foram realizadas em uma unidade de saúde da família do município.

No trabalho foi constatado que a maioria dos idosos comprava e preparava seus próprios alimentos além de fazerem suas refeições em casa. O hábito e o preço foram as principais motivações referidas por eles para a escolha dos alimentos.

O uso de embutidos e de temperos industrializados, que são alimentos com alto teor de sódio e que devem ser evitados para o tratamento da hipertensão, foi referido por mais de 60% dos entrevistados. Em contrapartida, hábitos saudáveis como o consumo de alimentos com baixo teor de gordura (leite desnatado e carnes assadas/grelhadas) foi pouco prevalente.

Os resultados sinalizam que os idosos hipertensos estão encontrando dificuldade para adotar hábitos alimentares saudáveis para prevenção de doenças cardiovasculares. Isso reforça a importância e a necessidade do trabalho multiprofissional na atenção primária. “A equipe de saúde da família deve estar atenta para identificar esses fatores que podem estar dificultando a adoção de hábitos alimentares saudáveis. É importante que a equipe defina estratégias para trabalhar com estes dificultadores. Além disso, esses achados podem nortear a definição de estratégias de saúde pública e direcionar os planos de cuidado que visam melhorar a qualidade de vida dessa população.” concluem os autores.

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde que é financiada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de proporcionar a comunicação e articulação entre os pesquisadores, trabalhadores e gestores da área no Brasil, destacou o artigo no informativo eletrônico http://www.rededepesquisaaps.org.br/categoria/informativo-eletronico/ .


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.