Alunos da UNIJUÍ participam do CMAC em Curitiba - Unijuí

Alunos da UNIJUÍ participam do CMAC em Curitiba

O Mestrando em Modelagem Matemática Mauri Klein, juntamente com o acadêmico em Ciência da Computação Luander Stein da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, estiveram participando do Congresso de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC – Sul). O evento foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro em Curitiba.

O objetivo do congresso é divulgar os principais avanços realizados nas pesquisas nos campos da matemática aplicada e computacional, além da integração, trocas de experiências e intercâmbios acadêmico e científico entre professores e pesquisadores atuantes no país.

O trabalho apresentado pelos alunos teve como tema o “Parcelamento e troca de valores de entrada no método binário de congruências”. O artigo está voltado à pesquisa sobre teoria dos números e apresenta alguns avanços no que diz respeito ao custo de processamento no cálculo de números primos utilizando o método binário de congruências.

Conforme relata um dos autores do trabalho Mauri Klein, “os números primos estão sempre em questão quando se fala em criptografia de dados, pois são eles que garantem a segurança dos nossos dados que trafegam pela rede de computadores. E sendo assim são merecedoras da nossa atenção”, destaca o mestrando.

O artigo foi produzido com base na pesquisa de conclusão de curso feita em 2012 por Mauri Klein, sob a orientação do Prof. Dr. Gerson Battisti, disponível na biblioteca digital da UNIJUÍ, e possivelmente terá continuidade através do acadêmico Luander Stein.