Projeto de extensão Cidadania para todos leva informações para a comunidade - Unijuí

Projeto de extensão Cidadania para todos leva informações para a comunidade

O projeto de extensão do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ “Cidadania para Todos” realiza atividades gratuitas para a comunidade como palestras, oficinas e debates em escolas e entidades, com o objetivo de promover a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais consagrados na legislação.

Na quinta-feira (27) foi realizada uma palestra na Escola Estadual de Educação Básica YETÉ, em Tuparendi, com o tema “Como navegar na internet sem naufragar nos crimes”. A professora e Coordenadora do Curso de Direito do Câmpus Santa Rosa, Lurdes Grossmann, esteve ministrando a palestra que contou com a participação de cerca de 230 alunos juntamente com professores.

De acordo com a professora Lurdes a palestra aborda os principais tipos penais que ocorrem no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais, além de dicas de segurança e as consequências que o internauta poderá sofrer como autor ou vítima. “Durante a palestra abordo questões penais no ambiente virtual sua estrutura e forma de incidência, com exemplos de crimes ocorridos no Brasil e no mundo. Assim como, alerto sobre as consequências jurídicas que podem advir de determinadas condutas praticadas na internet que podem tornar os adolescentes vítimas de crimes ou autores de atos infracionais, indicando ainda algumas medidas de proteção durante a navegação no mundo virtual”, ressalta Lurdes.

Cidadania para todos, um projeto de extensão desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de direito proporciona um contato com distintas realidades sociais. O projeto garante a aplicação prática de conhecimentos teóricos, construídos durante a formação acadêmica, através da socialização de informações e a discussão junto ao público de temáticas relativas ao direito da criança e do adolescente, bullying, direito do consumidor, direito do trabalho e previdenciário, violência doméstica e crimes virtuais.

O projeto no Câmpus em Santa Rosa conta com uma bolsista e três voluntários e aborda assuntos relacionados a crimes virtuais e cidadania feminina, coordenado pela professora Lurdes. Mais informações e agendamentos para palestras poderão ser encontradas no site do projeto www.cidadaniaparatodos.com ou pelo fone 3511-5200.