Coopercris promove investimento na Região Celeiro - Unijuí

Coopercris promove investimento na Região Celeiro

Empreendimento resulta do apoio da UNIJUÍ - Câmpus Três Passos, do Núcleo de Extensão Produtiva Inovação (NEPI) e Projeto APL Agroindústrias.

Aconteceu no dia 15 de maio, durante a feira Expocris/2014, o lançamento do novo projeto liderado pela Cooperativa Agropecuária Crissiumalense - Coopercris, que resultará na instalação de uma indústria de processamento de alimentos vegetais (pré-cozidos). O projeto prioritário será a industrialização da mandioca, produzida por associados da cooperativa.

A Coopercris integra os atendimentos do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação - NEPI/Santa Rosa (convênio UNIJUÍ/AGDI/AIPD) e do projeto APL Agroindústrias. O projeto de investimento, elaborado com a Assessoria dos Técnicos Manuela Hermes e José Joarez Sausen, extensionistas do NEPI, será encaminhado para o enquadramento do programa do Fundopem/Integrar, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. O empreendimento terá um investimento inicial superior a R$ 600.000,00 e estará gerando mais de 30 novos empregos diretos e novas oportunidades de renda para os agricultores.

O destaque do lançamento também se concentrou na numerosa e qualificada representação de instituições, lideranças e produtores, destacando a presença do Pró-Reitor da UNIJUÍ – Câmpus Três Passos, Jorge Thiesen, dirigentes da Coopercris, coordenação e equipe do NEPI, coordenação do APL Agroindústrias, Prefeitura, Câmara de Vereadores, agentes financeiros (Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil), Emater, Seapa/RS, sindicatos, empresários, representações do deputado federal Elvino Bohn Gass e outras lideranças.

O presidente da Coopercris, Ivo Pagani, ao apresentar o projeto, entusiasmado afirmou que a “cooperativa está liderando o projeto que valoriza a região e gera alternativas de trabalho e renda para os associados da cooperativa e se apresenta como um grande desafio. A Coopercris está assumindo a sua parte, e com o apoio da UNIJUÍ e demais parceiros, o projeto vai dar certo”.

Para o Pró-Reitor da UNIJUÍ, Jorge Thiesen, “a confirmação deste empreendimento, que conta com a assessoria do NEPI, além de confirmar a importância, a presença e a parceria da Universidade na promoção do desenvolvimento, demonstra a liderança e os espírito empreendedor demonstrado por Crissiumal e gera perspectivas novas para toda a Região Celeiro”.

Para o professor da UNIJUÍ e Coordenador do NEPI, Pedro Luis Büttenbender, “este empreendimento é real e se soma aos demais empreendimentos novos da região, que são resultados da cooperação institucional, da capacidade e do espírito empreendedor e reconhece a importância e a necessidade das ações conjuntas da Universidade, do APL Agroindústrias, das Prefeituras, da AGDI, das Cooperativas, dos Empresários e de todos os agentes promotores do desenvolvimento”.

Sobre o empreendimento

O empreendimento agroindustrial já possui parcerias comerciais pré-definidas que garantem a comercialização na região e no estado do RS. Trata-se de uma planta de beneficiamento, congelamento e armazenagem de vegetais, sendo estes em forma de polpas, pré-cozidos ou in natura, embalados em embalagens padrões de 500 gramas e 1 quilograma à vácuo. A planta tem construção de 1000 metros quadrados de pavilhão industrial nos padrões exigidos pela Anvisa, capacidade inicial de 5000 Kg/turno, devendo dobrar esta capacidade a partir do no segundo ano. A sazonalidade da produção e a demanda armonizada do consumo exige grande capacidade de estocagem dos produtos, a necessidade de 1000 metros cúbicos de câmaras frias, capacidade de geração de vapor e frio para o processo produtivo. A comercialização será realizada por terceiros, distribuidores de alimentos já consolidados no mercado. O investimento fixo previsto será de R$ 600.000,00 e previsão de 30 novos empregos diretos.

Fotos: Guia Crissiumal - http://guiacrissiumal.com.br