Secretário da Agricultura visita empresa incubada pela CRIATEC - Unijuí

Secretário da Agricultura visita empresa incubada pela CRIATEC

Produto desenvolvido pela empresa tem a finalidade de realizar a dessecação das ervas daninhas através da transformação da água em vapor aquecido.

A Equivatec Soluções Sustentáveis, empresa incubada pela Criatec na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, recebeu a visita do Secretário da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Claudio Fioreze, na tarde de sexta-feira (20), juntamente com os sócios José Finkler e Ailton Soares, o Pró-reitor da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o Analista de negócios da Criatec do Câmpus Santa Rosa Jair dos Santos, o Técnico Extensionista do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) João Nilson da Rosa e o Diretor da Advice Desenvolvimento Empresarial Fabricio Ramires Barbosa.

O objetivo da visita foi apresentar para o secretário e sua comitiva o produto desenvolvido pela empresa que tem como finalidade realizar a dessecação das ervas daninhas através da transformação da água em vapor aquecido na temperatura de 350 graus célsius. Assim como conseguir recursos para o andamento do processo na finalização do produto.

Segundo o sócio e proprietário da empresa Equivatec José Finkler a ideia surgiu em uma visita a uma empresa alguns anos atrás. “A ideia de fazer essa máquina surgiu ao observar o efeito do vapor liberado por caldeiras em uma empresa, mesmo com pouca temperatura liberada no local de saída do vapor as plantas atingidas secavam imediatamente, isso me chamou atenção e fez com que buscássemos mais informações e estudássemos o processo que ocorria”.

Para o analista de negócios da Criatec, a incubadora de empresas da UNIJUÍ foi concebida para ser promotora regional de pequenas e médias empresas orientadas à inovação. “O produto denominado Equipamento de Vapor Superaquecido da empresa incubada Equivatec preenche este requisito “inovação” que irá responder a uma demanda latente do mercado tanto urbano quanto rural, visto que o que se tem no mercado hoje não atende a necessidade, seja por concepção de produto ou por legislação. Assim, inicialmente através deste produto, a empresa estará certamente contribuindo para o desenvolvimento local e regional à medida que irá gerar mais emprego e renda para o município e região” ressalta Jair.

A Equivatec já está realizando o processo do registro de patente do equipamento junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que está em fase de tramitação. Na oportunidade também foi realizada a entrada junto ao órgão competente a transformação em patente verde.

De acordo com o Secretário da Agricultura esse produto irá atender uma demanda muito significativa, principalmente na área urbana, pois hoje é proibido uso de agrotóxicos na dessecação das ervas daninhas. “O produto precisará passar por mais alguns ajustes e testes para iniciar o processo de produção do mesmo, mas trata-se de uma grande ideia que irá passar pelo processo de uma agricultura a base de agrotóxicos para uma agricultura convencional”, destaca Fioreze.

Para o Pró-Reitor da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto, a universidade é apoiadora de iniciativas dessa natureza através de pesquisas e auxílio acadêmico, e está a disposição da comunidade para poder assessorar em projetos que possibilitam o desenvolvimento da região.

Sobre Equivatec

A Equivatec Soluções Sustentáveis é uma empresa incubada junto a Criatec, e foi fundada com a intenção de desenvolver equipamentos de tecnologia para auxiliar no cultivo de produtos orgânicos e facilitar a limpeza de ruas em regiões urbanas.

O equipamento desenvolvido pela Equivatec é composto por uma célula trocadora de calor, que tem a função de transformar água em vapor e elevando a temperatura para 350 graus célsius. O vapor aquecido a esta temperatura é transportado por tubulações até os orifícios que irão criar uma coluna de vapor super aquecido direcionado às plantas causando a dessecação.

A Criatec está localizada junto a UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, para os interessados em desenvolver sua ideia poderão entrar em contato pelo telefone 3511-5260 ou pelo email criatecsr@unijui.edu.br.