MBA em Gestão de Pessoas da UNIJUÍ é tema de pesquisa - Unijuí

MBA em Gestão de Pessoas da UNIJUÍ é tema de pesquisa

Gestão de Pessoas: Contribuições do MBA da UNIJUÍ foi tema de pesquisa da estudante do Curso de MBA em Gestão de Pessoas da UNIJUÍ, Lia Bergmann.

O Estudo abordou a formação dos gestores de pessoas, explorando as contribuições do Curso na Modalidade EaD. A pesquisa foi orientada pelo professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Pedro Luís Büttenbender e a Banca contou com a participação da Coordenadora do MBA e Professora do DACEC, Maira Pizolotto.

De acordo com a responsável pelo trabalho a pesquisa abordou cinco perspectivas: humana, profissional, profissional do gestor de pessoas, da organização em que o indivíduo trabalha e da sociedade. Dos 80 alunos matriculados no curso, 55 responderam o questionário (68,75%). Constatou-se que o curso contribuiu para a formação desse profissional, muito valorizado nos tempos atuais, em função das constantes transformações da sociedade e do mercado de trabalho. Esse fato é comprovado com outro resultado da pesquisa: 49,09% do universo amostral não atuam na área, mas pretendem atuar. Dos 43,64% que já atuam na área, a maioria exerce a função de líder de equipe. A contribuição do curso para o desenvolvimento de liderança do gestor de pessoas também foi um item que apresentou resultados positivos na pesquisa.

Outro ponto abordado no estudo, diz respeito à modalidade EaD. Nesse sentido, constatou-se que a maioria dos pós-graduandos já tiveram contato com essa modalidade na graduação ou em cursos de extensão/qualificação profissional; bem como utilizam frequentemente outros meios conectados para a sua formação profissional. “A principal vantagem de cursar na modalidade EaD é a comodidade, ou seja, a possibilidade de estudar em casa, sem se deslocar até a universidade”, destacou Lia.

O resultado mostrou ainda que a aprendizagem do aluno não difere quanto à modalidade. Nesse sentido, é interessante destacar a colocação de um dos entrevistados: “Acredito que o ensino a distância possui benefícios diferentes do ensino presencial. Não que um é melhor que o outro, cada um tem seu valor”.

Para a autora do trabalho “o estudo permitiu combinar uma pesquisa diferenciada na trajetória de formação dos gestores de pessoas, abordando as contribuições dos estudos em EaD. Também por ter sido também estudante do Curso e atuar como tutora nos Curso em EaD da UNIJUÍ”.

A relevância do estudo é destacada também pela Coordenadora do Curso e examinadora do trabalho, “trabalhos dessa natureza são fundamentais para a contribuição e o aprimoramento contínuo do Curso em suas próximas edições”, ressaltou Maira.

O trabalho na íntegra pode ser acessado na biblioteca virtual da UNIJUÍ.

Outros estudos finalizados:

Na mesma oportunidade, foram também apresentados outros dois estudos orientados pelo professor Pedro Luís Büttenbender.

O primeiro estudo realizado pela estudante Maria Dione Dalla Rosa Ferrazza com o título: “A Gestão de Pessoas focada na aprendizagem organizacional por meio da Universidade Corporativa: O Caso do Banco do Brasil, Agência de Catuípe/RS”.

O Segundo estudo realizado pelo estudante Diego Mateus Beschorner Basso com o título: “Avaliação e importância da administração de cargos e salários em uma empresa do ramo agrícola”.