Combate ao mosquito da dengue: engajamento da comunidade é fundamental - Unijuí

Combate ao mosquito da dengue: engajamento da comunidade é fundamental

Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka vírus e febre chikungunya, o projeto de extensão “Ações Interdisciplinares de Educação e Saúde para Combate ao Aedes aegypti e doenças emergentes”, somou forças com a Campanha Não há Vagas, desenvolvido pela Coordenadoria de Marketing da Unijuí.

Após o lançamento oficial da Campanha, realizada neste mês de novembro, os coordenadores do projeto, representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria de Saúde Municipal,  Secretaria de Vigilância Ambiental, e Secretaria de Vigilância Sanitária se reuniram para discutir propostas para serem levadas ao poder público de Ijuí.

As propostas têm o objetivo de incentivar o engajamento da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Uma delas, por exemplo, prevê o estudo da viabilidade de desconto no IPTU para as casas que possuírem controle da proliferação do mosquito.

O próximo passo, segundo o coordenador do projeto, professor Volnei Teixeira, é apresentar e discutir a viabilidade dessas propostas em reunião com a Prefeitura Municipal de Ijuí e seus órgãos competentes, na tentativa de ampliar as formas de controle de uma possível proliferação em massa do Aedes aegypti na cidade de Ijuí e no seu entorno durante os meses de verão mais intenso.

Confira as propostas:

IPTU Verde – Desconto no pagamento do IPTU para os moradores que controlam os criadouros em suas residências, já no ano de 2017. Esta proposta existe em outros municípios do RS e do Brasil, restando saber em reuniões futuras, junto ao órgão públicos competentes, a viabilidade econômica e operacional de sua implementação na cidade de Ijuí. O grupo entende que a sensibilização ou conscientização quando não ocorre naturalmente, pode vir pelo ganho, no caso do imposto reduzido, ou pela penalização quando este objetivo não é atingido.

Campanha em Escolas e empresas – o objetivo desta proposta é criar, dentro das escolas e empresas da cidade, grupos de trabalhos para o controle da proliferação do mosquito em suas dependências. Segundo o grupo, nas escolas várias inciativas já estão sendo realizada de forma isolada ou mesmo sistemática. Entretanto, nas empresas este trabalho ainda é incipiente, necessitando de uma maior conscientização, quer seja pela dotação de benefícios de incentivo, que poderia ser feita através da redução de tributos municipais compatíveis com a manutenção das condições orçamentárias do município.

Criação de grupo de trabalho entre vizinhos – Criar grupos de trabalho entre vizinhos para manter os bairros e casas sob constante vigilância no controle dos focos e criadouros dos mosquitos.

Capacitação de grupos de trabalho nas empresas – fornecer ou criar a possiblidade de treinamento para os colaboradores (funcionários) de cada empresa passaram por um processo de capacitação para identificar, e eliminar focos e criadouros do mosquito.

Fiscalização do descarte irregular de lixo urbano – estabelecer uma parceria com a iniciativa privada e população em geral, para criar formas de identificar, denunciar e levar aos órgãos competentes informações sobre os depósitos ilegais de lixo na cidade e no seu entorno. Fiscalizar os depósitos clandestinos indicando à Secretaria de Vigilância Ambiental e Sanitária do município a criação e origem destes depósitos de lixo irregulares, no município.