Projeto: o futuro e a escolha profissional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto: o futuro e a escolha profissional

Projeto de Extensão da Unijuí Campus Santa Rosa sensibiliza jovens do Ensino Médio na escolha profissional

           

A escolha profissional é um importante momento, ligada ao presente e também ao futuro. E, nem sempre ela é fácil: jovens, ainda com pouco experiência, precisam decidir qual caminho trilhar. 

É neste momento que, em escolas de Santa Rosa e região, o projeto de Extensão do Curso de Psicologia da Unijuí, desenvolvido no Campus, intervêm. Coordenado pela professora Silvia Colombo, o projeto “Sensibilização para a Escolha Profissional na adolescência” busca perceber angústias e anseios dos adolescentes. O objetivo é sensibilizar os estudantes nesse processo de escolha profissional. 

Estudantes voluntários e uma bolsista discutem com esses alunos questões referentes a psicologia do trabalho e da adolescência com a orientação dos professores. Em seguida, já dentro da escola, com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, aplica-se a EMEP – Escala de Maturidade para a Escolha Profissional. Depois desta etapa ocorre uma entrevista, realizada de forma individual. Os estudantes respondem questões sobre seus desejos profissionais, sobre o conhecimento que possuem da área que pretendem escolher, entre outras.

O próximo passo é organizar oficinas. Nesse momento o projeto conversa com o grupo de estudantes. “Se em uma turma a escala revelou que o índice de responsabilidade ou de autoconhecimento é o que está mais em desvantagem, a gente organiza algumas oficinas que trabalham essa temática”, explica a professora Silvia. 

Mara Carine Cardoso Lima, bolsista do Projeto, revela que no início existem sempre muita indecisão. “Mesmo que a escolha não precisa necessariamente ser decisiva, é uma importante etapa da vida deles. Por isso precisam possuir informações para a tomada de decisão”, observa. 

                

No final desse processo, a escala e a entrevista são aplicadas novamente. O objetivo agora é saber as mudanças que aconteceram no decorrer do projeto, visto que este é o período de inscrições para vestibulares e ENEM. 

O projeto de extensão ainda oferece aos estudantes o Teste de Interesse Profissional. O resultado dirá qual a área do conhecimento que o estudante teria maior interesse e habilidades em desenvolver. 

Para Mara a experiência de contato com a comunidade foi tão produtiva que lhe trouxe certeza na sua escolha da profissão. “Poder trabalhar com esses adolescentes e poder contribuir com eles nesse momento tão importante é muito gratificante para minha vida pessoal e acadêmica”. 

              


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.