Projeto de Extensão Física para Todos desenvolve oficinas de robótica com Escolas - Unijuí

O Projeto de Extensão Física para Todos, há duas décadas, vem promovendo a popularização e difusão da ciência através de exposições interativas de experimentos de Física. Com o propósito de qualificar ainda mais as ações do projeto, a equipe promove, nos meses de Maio e Junho, a atividade “Oficina de Robótica”, no Laboratório de Física da Sede Acadêmica. Para a realização do projeto foi aprovado recurso via edital nacional do Programa de Extensão Universitária (Proext), do ano de 2015, do Ministério da Educação (MEC).

Estão participando da oficina cerca de 90 alunos e 7 professores da rede pública de ensino, das escolas E.E.E.M. Ruy Barbosa, I.E.E. Guilherme Clemente Köehler,  E.E.E.M Antônio Padilha, E.T.E 25 de Julho, E.E.E.M São Geraldo, E,E.E. Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil. Os alunos da EFA também integram as atividades.

A oficina foi estruturada com as etapas de Desafio/Problema, Investigação e Montagem. Conforme a equipe do projeto, é na etapa de Investigação que se verifica o que os alunos já sabem para a construção dos protótipos e assim poder adequar o nível de complexidade do diálogo entre os participantes e a equipe do projeto.

Para integrar o conjunto de materiais interativos da exposição estão sendo selecionados os melhores protótipos, conforme critérios que envolvem conhecimentos de áreas exatas como variação de ângulo, elevação vertical e horizontal de carga, simetria, entre outros conhecimentos que envolvem a mecânica, eletrônica e programação.