Projeto “Cidadania nos Bairros” realiza reuniões com Associações dos Bairros Pisoni e Bom Retiro - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto “Cidadania nos Bairros” realiza reuniões com Associações dos Bairros Pisoni e Bom Retiro

Nos dias 07 e 14 de março a UNIJUÍ Campus Santa Rosa, em parceria com a Prefeitura Municipal esteve reunida com as Diretorias e Conselhos Fiscais das Associações dos Bairros Valdemar Pisoni e Bom Retiro com a finalidade de discutir os termos das minutas dos estatutos sociais que estão sendo elaborados com a assessoria do Curso de Direito, por intermédio do Projeto intitulado “Cidadania nos Bairros”.

Foram debatidas com os membros das associações questões como as finalidades de uma associação de bairro, a importância da organização comunitária na construção de um modelo de gestão com mais participação popular, além de direitos e deveres dos associados, organização das assembléias ordinárias e extraordinárias, eleições, responsabilidades de cada um dos associados no processo de construção e manutenção de uma associação, atentando-se para as individualidades de cada uma das localidades atendidas.

O projeto é coordenado pela professora do Curso de Direito Fernanda Serrer e tem como bolsista a acadêmica do 7º semestre, Jaqueline Griebler. Até o presente momento já foram encaminhados cinco novos estatutos para registro e, em torno de dez novas associações estão em processo de constituição e deliberação dos conteúdos estatutários.

Segundo a professora coordenadora, “embora ainda parciais, os resultados até então atingidos demonstram a capacidade de organização das comunidades locais e o desvelamento de um amadurecimento da cidadania e das práticas democráticas em nosso município”.

Dentre as próximas etapas do projeto estão programadas oficinas temáticas para formação de líderes comunitários, a serem realizadas ainda no mês de abril.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.