Exposição de Física proporciona interação com experimentos - Unijuí

Exposição de Física proporciona interação com experimentos

Escolas podem agendar visitas para conhecer o Projeto “Física para todos” na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

Quem nunca ouviu falar de Albert Einstein? Você sabe o que é a teoria da relatividade geral? Ou entende o conceito de espaço-tempo? Pois é, podemos não saber tudo sobre Física, mas sabemos que foi Einstein quem “inventou” essas teorias e que são revolucionárias.

Afinal, a física está presente em nosso cotidiano a todo instante. E para que possamos confirmar essa ideia, a UNIJUÍ possui o projeto “Física para todos”. Trata-se de um museu interativo itinerante, onde há mais de duas décadas, o projeto circula em locais como escolas, praças, parques de exposições de municípios do Rio Grande do Sul e de outros

Através desse projeto crianças, jovens e adultos despertam a curiosidade e o gosto pela Física, por meio de experimentos intrigantes e desafiadores. Produzindo conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física e oferece alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula.

Para o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Mauro Rodrigues, “o projeto Física para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Mauro.

Mesmo que você não seja um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein, pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. O Campus Santa Rosa está recebendo escolas de Santa Rosa e região para conhecer o Projeto “Física para todos”, durante os meses de abril, maio e junho. Os interessados deverão ligar no (55) 3511-5200 e realizar o agendamento para os turnos manhã e tarde.

Para o segundo semestre o projeto irá trazer mais novidades, mostra completa com eletromagnetismo e competição de foguetes a pressão.