Projeto Feira de Matemática contribui para formação de professores da região - Unijuí

Projeto Feira de Matemática contribui para formação de professores da região

Com o tema “A Matemática é para todos”, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ está promovendo, com professores de diferentes instituições e redes de ensino da região, um Ciclo de formação com vistas à participação na II Feira Regional de Matemática, que acontecerá no dia 24 de agosto, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi.

Nos encontros de formação, aspectos norteadores da Feira de Matemática são abordados e discutidos. Consideram a elaboração de projetos de pesquisa que atendem às modalidades propostas pela Feira: materiais e/ou jogos didáticos; matemática aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas; e matemática pura. Nesse contexto, o currículo da Matemática também é posto em discussão, contribuindo, dessa forma, na compreensão, pelos professores, de aspectos apresentados pelo referido documento.

O Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão já envolveu em torno de 120 professores e representantes de instituições e redes de ensino da região e tratou da elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa, da Gestão e Organização das Feiras ou Mostras de Matemática. No mês de maio ainda será desenvolvido um encontro de formação com acadêmicos, visando a integração destes estudantes na II Feira Regional de Matemática do estado do Rio Grande do Sul.

Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática.  Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ se encerra no dia 12/07/2018, com o Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.

Saiba mais sobre o Projeto

A Feira de Matemática configura-se num processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, e comunidade em geral. A centralidade da Feira de Matemática gira, assim, em torno da valorização do professor e de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática que têm a pesquisa como um dos princípios norteadores e visam o letramento matemático por meio de competências relacionadas ao raciocínio, a comunicação, a representação e a argumentação em Matemática.

Ela está integrada a uma rede de feiras, interligando pessoas e instituições, exigindo uma estrutura organizativa que prima pelo coletivo. A ideia de movimento se mostra no estabelecimento de diferentes processos, seja em nível de sala de aula, de escola, de município, região, estado e nação, ou relacionados ao movimento de expansão. A feira é itinerante.

Por meio da Feira de Matemática viabilizada pelo Projeto de extensão, a UNIJUÍ, enquanto Universidade envolvida com a comunidade regional, intervém positivamente na formação inicial e contínua de professores de Matemática e/ou de professores que ensinam Matemática.

Próximas formações

Feiras de Matemática: possibilidades de inserção – Ensino Superior

17/05/2018

Sede Acadêmica

UNIJUI

Patrícia Spilimbergo

Avaliação de Trabalhos em Feiras de Matemática

28/06/2018

Auditório do DCEEng

Peterson Cleyton Avi

Seminário Sistematizador das formações realizadas

12/07/2018

Auditório do DCEEng

Cláudia Piva

Patrícia Spilimbergo Peterson Cleyton Avi

Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática.  Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão- UNIJUI se encerra no dia 12/07/2018, com Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.