Dia de Campo promove a troca de experiências entre pesquisadores, agricultores e estudantes - Unijuí

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, agricultores e estudantes, e para contribuir no fortalecimento, viabilidade e sustentabilidade da agricultura, com foco na bovinocultura de leite, foi realizado, na tarde desta quinta-feira, o 8º Dia de Campo.

O evento foi promovido pelo Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ e a Rede Leite e aconteceu no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), localizado na localidade de Boca da Picada, em Augusto Pestana.

O público presente pode conferir quatro estações de trabalho:

Forrageiras e alimentação animal no período de vazio forrageiro de outono

Produção e qualidade de silagem

Sanidade animal – doenças reprodutivas e o uso do ultrassom

Atuação da Rede Leite em Unidades de Produção e os avanços obtidos

Segundo Cesar Oneide Sartori, engenheiro agrônomo que atua no DEAg e foi um dos organizadores do evento, atualmente a produção leiteira é uma atividade que exige bastante aprimoramento. “É importante estar a par das tecnologias disponíveis. Além disso, o Dia de Campo foi uma oportunidade de pesquisadores, produtores e estudantes trocarem experiências”, observa.

Sobre a Rede Leite

É um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento que tem o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores. João Schommer, superintendente regional da Ascar/Emater, que fez uma das falas do Dia de Campo no IRDeR, salienta que um dos grandes objetivos é trazer a pesquisa para dentro das unidades de produção familiar. Participam diretamente na Rede Leite aproximadamente 56 famílias de agricultores, 140 extensionistas rurais e 30 pesquisadores.