UNIJUÍ promove evento de volta às aulas com a Escola Timbaúva - Unijuí

UNIJUÍ promove evento de volta às aulas com a Escola Timbaúva

A UNIJUÍ por meio do Projeto de Extensão Mediação de Conflitos na Escola, desenvolvido pelo curso de Direito, promoveu na manhã de segunda-feira (06), mais um encontro com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Timbaúva, no Auditório Central do Campus Santa Rosa.

Na oportunidade foi realizada a atividade “Volta às aulas da Escola Timbaúva”, com uma sessão de cinema por meio do filme, “Escritores da Liberdade”. Após a transmissão do filme, foi organizado um debate com os alunos das turmas do 6º ao 9º ano, a respeito de suas impressões sobre o filme e da relação da história trazida por este com as suas vivências pessoais.

Para a professora da Escola Timbaúva, Viviane Engler, as atividades desenvolvidas pela UNIJUÍ estão sendo muito importantes para a escola, pois já estão refletindo positivamente no comportamento dos alunos.

A coordenadora do Projeto de Extensão Mediação de Conflitos na Escola, professora Fernanda Serrer destacou que a partir do desenvolvimento do Projeto, em parceria com a equipe diretiva e corpo docente, percebe-se a qualificação do relacionamento escolar, a formação de um sentimento de pertencimento e implicação com o outro, bem como o protagonismo dos alunos na busca pela solução dos conflitos escolares.

O projeto tem como objetivo a promoção da cultura de paz na escola, bem como estimular o diálogo entre a direção, professores e alunos. Ao longo dos encontros são trabalhados e debatidos vários temas de grande relevância como responsabilidade, cooperação, engajamento social, alteridade, preconceitos e violência.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito do Campus Santa Rosa, professora Francieli Formentini, o curso desenvolve pesquisa e extensão, além das atividades de ensino, sendo um dos diferenciais da formação dos acadêmicos. Além disso, a extensão também fortalece a conexão com a comunidade.