Projeto Cidadania Para Todos visa o bem-estar social na comunidade - Unijuí

Projeto Cidadania Para Todos visa o bem-estar social na comunidade

Com o objetivo de promover a educação, a cidadania e os direitos humanos, o projeto de extensão Cidadania Para Todos é desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Direito, Psicologia e Comunicação Social da Unijuí desde 2006. O projeto tem como tema principal a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais previstos pela nossa legislação. O objetivo é garantir a socialização de informações e a discussão de temáticas relacionadas com a família, a escola, a violência, o mercado de trabalho e a sociedade de consumo.

No dia 21 de agosto, o Vice-Reitor de Pós-Graduação e Extensão da Unijuí, professor Dr. Fernando Jaime González, visitou a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, onde o projeto está presente. A coordenação e a equipe apresentaram o projeto na escola, e o trabalho realizado, visando o bem-estar social da comunidade escolar, por meio de reuniões feitas entre pais, alunos e professores.

O projeto procura dar o devido valor a cidadania, que se caracteriza pela possibilidade de participação política, exercida por meio do voto, mas também pela necessidade de que todos conheçam e se reconheçam como sujeitos de direitos e obrigações iguais perante as nossas leis.

As ações desenvolvidas pelo projeto buscam assegurar a interação da universidade com a comunidade, através do diálogo com diferentes realidades, principalmente nas escolas, promovendo a educação para a cidadania e os direitos humanos. A partir de estratégias restaurativas fortalecem os laços comunitários, consolidando praticas educativas e a afirmação de uma cultura de paz.

As atividades são realizadas por meio de oficinas temáticas e presenciais, onde o protagonismo dos participantes é fundamental. Todos os temas são abordados através de metodologias, com ênfase aos círculos de diálogo, baseados em princípios restaurativos. Nesse processo, procura-se identificar os principais problemas enfrentados pelo público alvo, bem como verificar o grau de compreensão, de comprometimento e capacidade de enfrentamento das atividades vivenciadas.