Final do Desafio de Robótica foi realizada na ExpoIjuí - Unijuí

Final do Desafio de Robótica foi realizada na ExpoIjuí

O Parque de Exposições Wanderley Burmann recebeu, na tarde desta terça-feira, 16 de outubro, a final do Desafio de Robótica 2018. Equipes de escolas de Ijuí e região competiram com um robô construído por eles próprios em uma pista de corrida, o objetivo era finalizar o percurso no menor tempo. O primeiro lugar ficou com a equipe Rainbow, da Escola Polivalente.

A final também contou com a participação do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, que entregou a premiação ao grupo vencedor.

Com o objetivo de promover a difusão e a popularização das ciências exatas, o Projeto de Extensão Física para Todos: Oficinas de Robótica, realizou oficinas desde o mês de julho, culminando com a final desta semana. Com atividades envolvendo eletrônica, computação e robótica, as ações do projeto proporcionaram aos alunos e professores do Ensino Médio e Fundamental, a oportunidade de vivenciar conceitos e suas aplicações com objetos do cotidiano, como tablets e smartphones.

Participaram cerca de 80 alunos de escolas da região de Ijuí e Santa Rosa. Durante os últimos meses, os alunos realizaram diversas montagens, desde simples acionamentos eletrônicos até a confecção de um robô, aplicando a eletrônica e a computação na prática. Todos os participantes receberam um certificado de participação nas atividades.

Segundo o professor do Departamento de Ciência Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), Mateus Schonardie, o envolvimento dos alunos foi o grande diferencial das ações. “A gente conseguiu trabalhar muitos conceitos aplicados na prática, com coisas que vivenciam no dia a dia, isso deixou eles bastante entusiasmados”, observa.