PITI participa de Fórum Gaúcho do Ensino superior sobre Envelhecimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

PITI participa de Fórum Gaúcho do Ensino superior sobre Envelhecimento

               

O PITI – Programa Integrado para Terceira Idade/ UNIJUÍ participou, nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, do 9º Fórum Gaúcho do Ensino superior sobre Envelhecimento Humano e 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos “Envelhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida”, realizado na UCS, em Caxias do Sul/RS. O evento, de cunho científico, reúne especialistas, profissionais da área, idosos e acadêmicos, com o objetivo de articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. No local os integrantes do PITI participaram de oficinas e palestras, como também realizaram uma apresentação artística-cultural com músicas gaúchas. Além disso, ocorreram sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão em forma de pôster.

O PITI/UNIJUÍ é um projeto de extensão do curso de Educação Física da UNIJUÍ, que iniciou suas atividades em julho de 1999. Atualmente o programa conta com a participação, em média, de 120 integrantes. Tendo como objetivo promover uma melhor qualidade de vida, bem-estar, lazer e integração social entre seus participantes, por meio de programas estruturados e orientados. No programa são oferecidas atividades que fazem parte da cultura corporal de movimento e buscam melhorar a capacidade física, amenizar os efeitos provocados pelo envelhecimento, proporcionar a prevenção de doenças acarretadas pela idade avançada, resgatar a autoestima e a autoimagem e promover a integração sociocultural.

O projeto também é um espaço didático/pedagógico para acadêmicos da UNIJUÍ, principalmente para os da Educação Física. Além do ensino também é um ambiente de pesquisa, para os cursos da Universidade e demais interessados, referente ao idoso nos diversos segmentos bio/físico/social/psíquico; e de extensão, quando o programa interage com as comunidades internas e externas, participando de eventos, fórum e congressos relacionado à saúde, atividade física e envelhecimento humano.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.