Projeto de Educação em Saúde apresenta atividades e resultados desenvolvidos com a comunidade - Unijuí

Com o objetivo de aproximar a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos cursos da Unijuí, o Vice-Reitor da pasta, professor Fernando González, está realizando, neste segundo semestre de 2018, uma rodada de visitas aos Departamentos. Nesta terça-feira, dia 13 de novembro, ele esteve no Departamento de Ciências da Vida (DCVida) para conhecer de perto o Projeto de Extensão “Educação em Saúde”. O projeto envolve professores e estudantes, bolsista ou voluntários, dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina, além do curso de Ciências Biológicas (Mostras de Saúde).

A coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira, acompanhada das professoras, Adriane Huth, Marinez Petenon, Marilei Uecker e bolsistas do Projeto, apresentou o funcionamento, as atividades, bem como o resultado das ações com a comunidade. Neste ano foram realizadas uma série de atividades, entre elas:

Oficinas de capacitação e qualificação com os estudantes para intervenção junto à comunidade; Oficinas de educação em saúde com professores da Escola IMEAB; Oficinas de educação em saúde com pais de alunos de ensino fundamental da Escola IMEAB; Oficinas de educação em saúde com estudantes de ensino fundamental e médio; “Mostra de Saúde” nas Escolas; Atividade com a Comunidade: participação na comemoração dos 60 anos da Escola IMEAB; Associação: Oficinas de Educação em Saúde com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais APADEVI; Oficinas de Educação em Saúde em ESF e em UBS; Mulheres: Clube de Mães e Grupo de Idosas Cristo Rei; Atendimento Domiciliar a Idosos “não ativos” vinculados à ESF Assis Brasil - “Home Care”; Reunião com a equipe de Saúde da ESF Assis Brasil: apresentação e discussão acerca do estado de saúde dos idosos assistidos; Atividades vinculadas ao Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI); Reuniões entre equipe de professores e estudantes para socialização, discussão, problematização e avaliação das ações em saúde realizadas; Elaboração de Trabalhos Científicos.

Atividades realizadas em Escola na primeira semana de novembro

Desafios do Projeto

A educação em saúde é um desafio para os serviços de saúde e também para a Universidade. Dessa forma, ele visa discutir e problematizar com os estudantes as vivências, a partir da integralidade; envolver os estudantes em atividades de ensino e serviços aos usuários assistidos por uma equipe de saúde; proporcionar vivências e consolidação de conhecimentos de núcleos profissionais e também vivências interdisciplinares, como vivências de campo. “Esta intervenção na comunidade congrega os conhecimentos nas diferentes áreas, garantindo à população atendida atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde”, observa a coordenadora.

A partir de convênio firmado entre a Unijuí e a Secretaria de Saúde de Ijuí, a metodologia utilizada para a realização das atividades abrange ações com a população assistida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Assis Brasil e na Escola IMEAB. A dinâmica do projeto desenvolve a extensão. Participam professores e estudantes bolsistas/voluntários nas atividades de ensino e extensão dos cursos de Graduação em Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. As metodologias pensadas para as atividades são estruturadas a partir de metodologias ativas, como a metodologia da problematização.