Projeto Rondon: estudantes realizam ação comunitária no Bairro Getúlio Vargas, em Ijuí - Unijuí

Os extensionistas do projeto Rondon - Operação Parnaíba 2019, juntamente com os professores coordenadores, Felipe Libardoni e Leonir Terezinha Uhde, realizaram, no dia 26 de novembro, o projeto piloto Ações comunitárias: construção de soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade e fortalecimento da cidadania, bem-estar social e qualidade de vida. A ação ocorreu na sede do Bairro Getúlio Vargas, de Ijuí, com a presença de moradores locais. Um dos focos da ação foi discutir sobre os problemas da comunidade. Os estudantes proporcionaram um diálogo com os participantes, que apontaram os principais problemas do bairro, sendo eles: o descarte inadequado de resíduos em um terreno baldio e os animais errantes, como cachorros e cavalos.

Após a exposição, os extensionistas apresentaram propostas para melhorar a realidade do bairro e as ações diárias dos moradores. A estudante do curso de Medicina Veterinária, Eduarda Copetti Dunker, destacou a necessidade do descarte correto do lixo para evitar a proliferação de animais e doenças. Também apresentou quais fatores podem colaborar para a contaminação dos alimentos. A graduanda de Nutrição, Nicole Mantovane da Silva, trouxe a importância da higienização para a manipulação dos alimentos e o reaproveitamento integral de frutas, legumes e vegetais. Os estudantes do curso de Agronomia, Adriano Udich Bester, Daniela Regina Kommers e Tatiana Nataniele Mentz apresentaram sugestões de hortas suspensas com o aproveitamento de garrafas PETs e a utilidade das plantas medicinais e condimentares. Houve a confraternização entre os participantes, que degustaram um bolo feito com o aproveitamento integral da banana e chás de plantas medicinais.

A ação comunitária no Bairro Getúlio Vargas proporcionou à comunidade a troca de conhecimento e à capacitação perante questões importantes do dia a dia. Além disso, possibilitou aos universitários a prática voluntária, estimulando a cidadania e colaborando para o desenvolvimento social, através do espírito de equipe e da integração entre diferentes áreas do conhecimento.

As oficinas foram definidas em capacitações que foram realizadas neste segundo semestre, visando a preparação para a Operação Parnaíba, próximo destino do Projeto Rondon, que acontecerá em 2019. O município de Cabeceiras do Piauí é um dos quinze do estado do Piauí que foi contemplado com ações desenvolvidas pelo Projeto, através do Ministério da Defesa.