Segunda ação comunitária do Projeto Rondon é realizada no Distrito de Itaí, em Ijuí - Unijuí

O projeto piloto para o município de Ijuí “Ações Comunitárias”, nos “moldes” do Projeto Rondon, para as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia e Produção, desenvolvido pela Unijuí, juntamente com o Poder Executivo de Ijuí e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Maciel, ocorreu no dia 03 de dezembro, no Distrito de Itaí, em Ijuí. A ação foi organizada pelos extensionistas selecionados para o projeto Rondon -  Operação Parnaíba 2019 da Unijuí, coordenados pelas professoras Leonir Terezinha Uhde e Maria Aparecida Zasso. O grupo de estudantes desenvolveu oficinas voltadas para a capacitação da comunidade, envolvendo práticas do cotidiano, como saúde pública e zoonoses e o aproveitamento integral de alimentos.

As atividades foram realizadas na Estadual de Ensino Fundamental Pedro Maciel, das quais participaram estudantes com idades entre seis e quinze anos e a comunidade em geral. As oficinas ocorreram pela parte da manhã e da tarde e tiveram como foco trabalhar com os participantes possibilidades para melhorar a realidade local, colaborando para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da qualidade de vida.

Pela parte da manhã ocorreu a exposição fotográfica com registros do Distrito de Itaí e uma dinâmica que estimulou a socialização sobre os principais pontos da localidade, como a Fonte da Ilha, a ponte ferroviária e a antiga fábrica de refrigerante, a escola estadual, as áreas de cultivo agrícola e o rio Ijuí.  Após a interação, os estudantes do curso de Medicina Veterinária conversaram sobre saúde pública e zoonoses e destacaram as formas de prevenção e controle das mesmas.

Na parte da tarde, as estudantes de Nutrição deram sequência
às atividades, destacando questões práticas sobre higiene e manipulação de alimentos e a utilização integral de frutas, legumes e vegetais. Além disso, desenvolveram uma receita de bolo, aproveitando todas as partes da banana.

As oficinas do projeto piloto Ações comunitárias: construção de soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade e fortalecimento da cidadania, bem-estar social e qualidade de vida buscam preparar os universitários para a realização da ação extensionista no Piauí em 2019, além de estimulá-los para as práticas cidadãs voluntárias, colaborando para o desenvolvimento das comunidades.