Seminário de Extensão: a socialização das atividades desenvolvidas pelos projetos na Universidade - Unijuí

Com o objetivo de apresentar os resultados e atividades dos Projetos de Extensão desenvolvidos na Unijuí, foi realizado, na tarde de quarta-feira, dia 12, o Seminário de Extensão. Professores, estudantes bolsistas e estudantes voluntários que atuam em projetos da modalidade "Ações Comunitárias" estiveram reunidos, no Centro de Eventos, para socializar o trabalho realizado ao longo deste ano. O evento também contou com a participação da Reitora, professora Cátia Maria Nehring e do Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedemberg.

De acordo com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, atualmente são desenvolvidos 10 projetos de Extensão, com mais de 40 professores, além de 40 bolsistas e também estudantes voluntários na Universidade. “O objetivo foi reunir os professor e bolsistas destes projetos de Extensão e proporcionar uma visão geral do que se faz em Extensão na Universidade. Foi um momento importante de socialização do que foi produzido ao longo do ano”, observa o Vice-Reitor da pasta, professor Fernando Jaime González.

Também foi objetivo do encontro criar possibilidades de diálogo entre os diferentes projetos, para futuras colaborações. “Muitos projetos trabalham com o mesmo público de interesse, por isso, precisamos abrir caminhos para parcerias e trabalho em conjunto entre eles. Temos muito para crescer e desenvolver com este trabalho em conjunto”, complementa o Vice-Reitor.

Para o próximo ano a Universidade já prepara novos projetos, no intuito de ampliar o trabalho de Extensão com a comunidade regional. Com o objetivo de popularizar e informar a sociedade sobre as atividades, será desenvolvido o Projeto “Ciência para Todos”, que vai disponibilizar acesso ao conhecimento e práticas de extensão para as escolas da região. Outro projeto que vai beneficiar as escolas é o “Circuito Universitário de Promoção da Ciência”. Nesta proposta, as escolas vão poder agendar visitas e oficinas com os Projetos de Extensão de acordo com as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula. Os dois Projetos já possuem, inclusive, identidade visual, que foram apresentadas pelo gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega. Além disso, a Universidade passará a oferecer 15 Projetos nesta modalidade de Ações Comunitárias em 2019.

Outro ponto importante, e que a Vice-Reitoria procura desenvolver com os diferentes projetos ao longo do ano é estimular o protagonismo dos bolsistas. “Vamos intensificar, no próximo ano, este ponto. Queremos desafiar o desenvolvimento de atividades dos estudantes com outras áreas diferentes da sua, com o objetivo de desenvolvermos competências profissionais”, salienta o professor Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.