Projeto Educação em Saúde inicia as atividades deste ano - Unijuí

Projeto Educação em Saúde inicia as atividades deste ano

O Projeto de Extensão Educação em Saúde, ligado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida), deu início às atividades em 2019. Nas últimas semanas, os estudantes - bolsistas e voluntários - têm recebido orientações e participado de oficinas para realizarem os trabalhos com a comunidade de Ijuí.

Segundo a professora Angélica Moreira, uma das coordenadoras do Projeto, em 2018 cerca de 3 mil pessoas foram atendidas em diversas atividades em escolas, Estratégias de Saúde da Família e atendimentos em domicílio. O projeto envolve professores e estudantes dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina, além do curso de Ciências Biológicas (Mostras de Saúde). Este ano também serão agregados estudantes de Medicina, novo curso na área da saúde. São 25 estudantes participando das ações, entre bolsistas e voluntários, além de diversos professores.

Para 2019, além da integração de novos campos de conhecimento e seus respectivos alunos, o Projeto pretende trabalhar com gestantes, dar continuidade ao atendimento de idosos em domicílio e às ações em escolas. “Já temos agenda para o mês de abril com duas escolas. Vamos fazer várias atividades com alunos do Ensino Fundamental, professores e funcionários. Também pretendemos trabalhar com idosos, por meio de oficinas, tratando temas como: orientações para uma alimentação saudável, cuidados com a pele, orientações sobre o uso racional de medicamentos, orientações sobre incompatibilidades medicamentosas e uso de plantas medicinais, a postura correta, dentre outros temas”, observa.

Segundo a professora, a educação em saúde é um desafio para os serviços de saúde do município e também para a Universidade. Dessa forma, ele visa discutir e problematizar com os estudantes as vivências, a partir da integralidade; envolver os estudantes em atividades de ensino e serviços aos usuários assistidos por uma equipe de saúde; proporcionar vivências e consolidação de conhecimentos de núcleos profissionais e também vivências interdisciplinares, como vivências de campo.

Oficinas para integrantes do Projeto

Para orientar e prestar treinamento, o Projeto está proporcionando uma série de oficinas aos integrantes da iniciativa. Na sexta-feira, dia 29 de março, foi realizada, no Laboratório de Habilidades, no Campus Ijuí, a oficina “Produção Científica na Extensão”, ministrada pela professora Daniela Dreher. “O objetivo foi discutir sobre as possibilidades que temos de divulgar o nosso trabalho, porque também se realiza pesquisa a partir da extensão. Nós vimos alguns métodos de pesquisa para revisão de literatura, formas de buscar artigos científicos relevantes, formas de estudar e verificar as evidências desses estudos”, observa.