Unijuí busca parceiros para o desenvolvimento de projetos com suínos - Unijuí

Unijuí busca parceiros para o desenvolvimento de projetos com suínos

Imagem ilustrativa/banco de imagem

A Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), com o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está com processo de seleção para empresas parceiras no desenvolvimento de projetos colaborativos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Prestação de Serviços na área de suínos (manejo, nutrição, reprodução, sanidade).

Desta forma, as propostas deverão ter como objetivo o desenvolvimento de novos produtos, experimentos, processos e ou serviços inovadores em manejo nutricional, reprodutivo e sanitário das matrizes e na fase de creche, em atividades relacionadas à manutenção de leitões em estrutura de Unidade Produtora de Leitões (UPL), que funciona junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR).

As propostas, que podem ser encaminhadas até o próximo dia 31 de maio, deverão ser apresentadas com a composição de valor a ser disponibilizado com investimento. Durante a análise a Universidade estudará a viabilidade e calculará os custos envolvidos para a execução. O processo de seleção será realizado em três etapas: entrega de documentação, avaliação da proposta por comitê do DEAg e AGIT e contato com os candidatos.

Confira o cronograma e edital completo na página de Informes e Editais da Unijuí, clicando neste link.

Infraestrutura do Departamento

Para o desenvolvimento das atividades a Unijuí disponibiliza, por meio do DEAg, dois cursos de Graduação: Agronomia e Medicina Veterinária e o curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, além de cursos de especialização e qualificação. Atuam nestes cursos professores com mestrado e doutorado desenvolvendo diversas pesquisas na área. Além disso, o Departamento também possui um conjunto de Laboratórios que prestam auxílio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O IRDeR é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado. Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva-mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.

Também disponibiliza o Hospital Veterinário da Unijuí, integrando o Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado em 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação.