Unijuí Santa Rosa recebe escolas para exposição interativa de experimentos em física - Unijuí

Mesmo que você não seja um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein, pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. A Unijuí Santa Rosa está recebendo escolas da região para conhecerem e interagirem com o Projeto “Física para Todos”.

Trata-se de um museu interativo itinerante, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o gosto pela Física por meio de experimentos intrigantes e desafiadores. O objetivo é produzir conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física, além de alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula.

Para o coordenador dos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, “o projeto Física para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Mauro.

O projeto contempla experimentos de eletromagnetismo, mecânica clássica, ótica, movimento, astronomia e segurança no trânsito. As escolas interessadas em conhecerem o Projeto “Física para Todos”, poderão realizar o agendamento pelo fone (55) 3511-5200, para os turnos manhã e tarde. A exposição interativa estará disponível no Campus Santa Rosa até o mês de julho.

Confira algumas imagens de escolas que já participaram do projeto: