De Ijuí para o Piauí: estudantes e professores da Universidade embarcam para participar do Projeto Rondon - Unijuí

Conheça o grupo que desenvolverá oficinas do Rondon no município de Novo Oriente do Piauí.

Texto: Róbson Gomes – rondonista e estudante de Jornalismo da Unijuí

O dia esperado chegou e a ansiedade dá lugar à expectativa da realização de um trabalho construtivo pelo bem comum. Embarcam com destino ao Piauí, nesta quinta-feira (11), um grupo de acadêmicos e professores da Unijuí, que integram a Operação João de Barro, do projeto Rondon.

Os oito universitários e as duas professoras coordenadoras são esperados em Teresina, para a abertura oficial da Operação. Simultaneamente, a espera é a mesma na comunidade de Novo Oriente do Piauí, onde os rondonistas da Unijuí desenvolverão oficinas e diversas atividades. “Conseguimos perceber uma ansiedade da população com a vinda do Rondon. Há um desejo coletivo por essas oportunidades de aprendizado.  Conhecemos nossa realidade, mas nosso conhecimento é comum, vocês vêm com o científico e isso agregará muito. Temos um desejo de aprender e participar intensamente das oficinas”, declara Wilk Brito, um dos líderes da comunidade.

Conheça os universitários e as professoras que viajarão ao Piauí:

O objetivo dos estudantes é promover o bem-estar social, a troca de informações, o desenvolvimento local sustentável e a promoção da cidadania, por meio da integração entre população e Instituições de Ensino Superior (IES), compactuando com as diretrizes do Projeto.  Na quarta-feira (10) toda a equipe que coordena o desenvolvimento do projeto na Universidade, bem como os jovens participantes, reuniram-se para fazer a foto oficial antes do embarque.

A viagem iniciou nesta quinta-feira (11), às 8h, com saída de Ijuí. Já às 17h40, os jovens embarcam no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Após, fazem conexão em direção ao destino final – Teresina, onde chegam às 23h40.

Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, participar do Rondon é o sonho de muitos acadêmicos e professores, o que faz desta uma oportunidade única na vida universitária, profissional e pessoal de cada integrante. Elencou ainda o compromisso assumido pelos participantes: “Muito importante que cada um desenvolva um bom papel, a fim de garantir a continuidade do Projeto. A Universidade confia e tem orgulho de vocês”. Os participantes foram bastante incentivados ao embarcar. “Contem conosco. Estaremos à disposição em tudo que for necessário e esperamos que todos possam aproveitar a experiência, pois ninguém volta de lá do mesmo jeito. Aproveitem, é um momento de formação muito especial”, concluiu o Vice-Reitor.

As atividades terão início na cidade de Novo Oriente na segunda-feira (15). Antes disso, no sábado (13) e domingo (14), o grupo passará por diversas capacitações ministradas pelos coordenadores do Projeto. A Unijuí desenvolverá ainda atividades conjuntas com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).